Édson com E de Educador

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

17/07/2023 06:00:01

Foi com enorme pesar que recebi na última quinta-feira, dia 13 de julho, a notícia do falecimento do nosso querido professor Édson Franco. Dono de um sorriso aberto e de um abraço caloroso, o professor Édson ficará para sempre guardado em um lugar especial nos corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Presidente da ABMES entre 1992 e 2004, Édson Franco teve uma gestão marcada tanto por avanços institucionais quanto na educação superior brasileira. Foi nesse período que que a Associação criou estratégias e produtos como estudos, seminários e publicações, além de ampliar o diálogo com o Ministério da Educação (MEC) e suas autarquias. Sob sua regência surgiram, por exemplo, a ABMES Editora e o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Como um dos resultados de tanta inovação e empenho, a Associação quintuplicou seu quadro de associados.

Na esfera educacional, o professor Édson atuou ativamente em diversas frentes, entre elas podemos destacar a elaboração das diretrizes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e as discussões que resultaram no desenvolvimento dos parâmetros de qualidade dos cursos e instituições de educação superior.

Professor universitário, advogado e jornalista, Édson Franco teve sua vida pautada pela educação. Fundador da Universidade da Amazônia (Unama), nos últimos anos atuava como diretor da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA) e do Centro de Ensino Empreendedor do Pará (CEEP), e presidente do Conselho Mantenedor da Associação Amapaense de Ensino e Cultura, entidade mantenedora do Centro de Ensino Superior do Pará. Dono de um vasto conhecimento e sempre disposto a compartilhá-lo, o professor Édson também era membro nato do Conselho de Administração da ABMES e do Conselho Diretor da Associação Comercial do Pará.

Ao longo da sua trajetória, foi reitor em instituições no Pará e no Rio de Janeiro, secretário de Educação do Estado do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação do Pará, diretor do Departamento Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC), secretário geral do MEC e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Também presidiu o Conselho Curador da Funadesp, a Rede Brasileira de Educação a Distância, a Academia Paraense de Letras e o Instituto Alerta Pará.

Nos últimos meses, já com a saúde bastante debilitada, nosso querido professor Édson seguiu firme e atuante. Mesmo com dificuldade de caminhar, há poucos dias esteve presente no ABMES Regional realizado na capital paraense, Belém, em 29 de junho. Mais uma das suas grandes lições de força de vontade e amor pela educação.

O Brasil se despede de um grande brasileiro, que dedicou sua vida à educação e nos deixa um legado inesquecível. Seu exemplo continuará nos inspirando a buscar transformar o Brasil em um país melhor, mais justo e mais educado. Descanse em paz, querido mestre e guru Édson Franco.