A perda de um grande mentor

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

08/04/2024 06:00:01

Na última quinta-feira (4), o setor particular de educação superior foi pego de surpresa com a notícia da partida precoce e totalmente inesperada daquele que foi um gigante na compreensão e na defesa dos legítimos interesses do setor educacional privado do país: José Roberto Covac, aos 63 anos.

Referência em advocacia educacional, Covac foi brilhante e decisivo por onde passou. Seu vasto conhecimento e sua percepção aguçada fizeram dele o principal nome na esfera jurídica da educação superior, condição que lhe rendeu posições de destaque em entidades representativas. Quando da sua partida, atuava como diretor jurídico do Semesp; consultor jurídico da ABMES e do Fórum Brasil Educação e também em outras associações representativas.

Incansável, Covac também se destacava por sua generosidade. Ainda que sua agenda fosse repleta de atribuições, ele sempre encontrava espaços para estar junto e compartilhar seu conhecimento e sua amizade. Pessoalmente, devo muito a ele e seguirei buscando no seu exemplo e na sua sabedoria a inspiração para seguir com os bons combates.

Além de todo o aprendizado, conversas, dicas e orientações recebidas ao longo dos anos, foi ele quem sugeriu meu nome ao também saudoso professor Gabriel Mario Rodrigues para compor a diretoria da ABMES, se tornando uma espécie de padrinho na minha “carreira representativa”.

Desde então, nossos laços de amizade e parceria se tornaram cada vez mais fortes. Sempre me apoiando e orientando, tivemos nossa última conversa na véspera da sua partida. Covac queria saber como seria a minha agenda em Brasília na semana seguinte, pois gostaria de me acompanhar nas visitas ao Congresso Nacional pelo Fórum Brasil Educação. Tê-lo ao meu lado sempre foi um grande privilégio que, desta vez, não deu tempo de se concretizar.

Sua grandeza também deixa como legado a formação de outros advogados especialistas em direito educacional. Entre os profissionais que passaram pela “Escola Covac” e hoje se destacam no setor está o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra. Trata-se de um patrimônio imaterial insubstituível que somente um ser humano com a plenitude dele seria capaz de construir.

A partida do Covac nos entristece em diversas camadas. Perdemos um profundo conhecedor do direito educacional, mas também perdemos um aliado, sempre empenhado na defesa das bandeiras da iniciativa privada de educação superior. Perdemos um mentor dedicado, pronto para nos apontar caminhos e segurar as nossas mãos nas caminhadas mais difíceis. Perdemos um amigo fiel e verdadeiro, cuja presença física nos fará muita falta, mas que seguirá para sempre nos corações e mentes daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Descanse em paz, meu querido amigo Covac.