Nota de falecimento – Prof. Arapuan Motta

Um Adeus ao Guerreiro da Educação

Aos 81 anos, um guerreiro da educação e da poética do bem viver se despede com a certeza de ter deixado o legado mais importante para o desenvolvimento da sua família e do País, a Educação. É com grande pesar e saudade que informamos o falecimento do Prof. Arapuan Medeiros da Motta – Chanceler Honorífico, na manhã desta terça-feira, dia 17/05.

Um dos fundadores da Sociedade de Ensino Augusto Motta e incentivador do Ensino como o bem maior que o ser humano pode receber e compartilhar, atuando na melhoria da sociedade em que vive, Prof. Arapuan Medeiros da Motta trilhou um caminho de sucesso, sempre comprometido com a educação e o desenvolvimento da sociedade, o que fez com que a sua história pessoal muitas vezes se entrelaçasse à história do crescimento do bairro de Bonsucesso e de toda a região da Leopoldina.

Graças a essa dedicação e trabalho árduo, hoje, a família UNISUAM pode afirmar que possui em suas mãos um grande legado, que orgulhosos estarão sempre empenhados em manter e fazê-la crescer cada dia mais, como sempre almejou e idealizou o Prof. Arapuan.

 

Breve Histórico

Arapuan Medeiros da Motta nasceu em 17 de janeiro de 1935, em Bonsucesso, Rio de Janeiro. Cursou o ginasial e o científico no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Concluiu os estudos na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, em 1959, de onde saiu aspirante do curso de Intendência. Posteriormente, foi nomeado Instrutor e Professor em comissão da mesma AMAN. O gosto pelos estudos levou-o a frequentar a UERJ e Universidade Gama Filho, graduando-se em Economia e Geografia. Fez também a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO. Em meio às experiências e carreiras institucionais, assumiu o projeto de formação e fundação da SUAM, em 1970, ao lado de sua mãe, Prof. Amarina Motta. Desde então se dedicou exclusivamente à causa da educação, construindo também a família que perpetua sua obra.

 

Com a UNISUAM, o Professor Arapuan viveu a história concreta de sua vida. Hoje, sua filha, Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz – Chanceler da UNISUAM, seus filhos, e seus netos, entre eles, Arapuan Netto – Reitor da UNISUAM, conduzem a Instituição, dando continuidade e perpetuando o projeto sonhado e vivido como parte da identidade e da história da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Sobre o sepultamento

Data: 18/05
Hora:
13h30

Capela: 1

Ordem Terceira da Penitência
Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307 – Caju