ABMES Cursos: qualificação a serviço da educação superior

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

11/03/2024 06:00:01

Planejar: serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes. Estratégia: plano, método, manobras ou estratagemas utilizados para alcançar um objetivo ou resultado específico. Quando os contextos que envolvem ambas as palavras se unem, temos o famoso e prestigiado Planejamento Estratégico, instrumento de gestão essencial para organizações – e também instituições de educação superior – que almejam melhorar seu desempenho e ampliar seus resultados positivos.

Pensando na relevância desse aspecto para o fortalecimento das instituições privadas e da própria educação superior no Brasil, nos dias 27 e 29 de fevereiro a ABMES promoveu o curso “Planejamento Estratégico nas IES”. Segmentada em quatro módulos, a iniciativa foi ofertada na modalidade remota e com aulas síncronas, totalizando 24h de carga horária, entre aulas e tempo para estudo do material disponibilizado aos participantes.

Ao longo dos dois dias foram abordadas questões como os fundamentos do planejamento estratégico nas IES; metodologias; implementação e acompanhamento; casos práticos e simulações, incluindo indicadores de qualidade e eficiência e os desafios de se planejar algo em um cenário de incertezas como o que tem sido vivenciado pela comunidade acadêmica nos últimos tempos.

Para dar conta de tamanho desafio, a ABMES reuniu um time de especialistas: Kellen Emídio, mestre em Direito e advogada associada do escritório Zaponi, Magno e Coimbra (ZMC); Margarida Mano, doutoranda em Gestão pela Universidade de Southampton e vice-reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento Estratégico da Universidade Católica Portuguesa; Reno Rangel Bonfim, especialista em BPM e Planejamento Estratégico e gerente de Performance Institucional do Grupo UBEC; e Thiago Ribeiro, especialista em Governança e Gestão da Estratégia, Segurança da Informação e Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos e facilitador da TRA Mentoria e Desenvolvimento Gerencial.

O curso abriu a agenda de capacitações oferecidas pela ABMES ao longo do ano. Cumprindo sua missão institucional de auxiliar na qualificação dos profissionais das IES para uma atuação adequada às necessidades e práticas contemporâneas, a Associação – seguindo seu próprio planejamento estratégico – tem muitas outras oportunidades programadas para 2024. O próximo curso, por exemplo, acontecerá nos dias 19 e 21 de março e abordará um tema cada vez mais relevante para a educação brasileira: a internacionalização.

Vale lembrar que colaboradores de toda e qualquer instituição de ensino superior podem participar das qualificações promovidas pela ABMES Cursos. Contudo, mantenedoras associadas são beneficiadas com um desconto significativo como forma de estimular o aprimoramento das suas equipes.

Dito isso, aqui vão dois convites: 1) que tal colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso sobre planejamento estratégico e programar a participação da sua IES nas próximas formações? A agenda até julho já está disponível! 2) Se a sua instituição ainda não é associada à ABMES, saiba que além de estar perdendo a oportunidade de incidir nos rumos das políticas e diretrizes para a área e o setor, ela também está perdendo dinheiro, pois o valor da mensalidade pode ser facilmente recuperado por meio dos descontos concedidos para a participação nos cursos, seminários e outras iniciativas da Associação. Isso também é planejamento estratégico – e coloca estratégico nisso!

Vamos aprender e crescer juntos?