Workshop SEMERJ

Análise dos Novos Instrumentos de Avaliação Externa do INEP:
Institucional e de Cursos, para as modalidades Presencial e a Distância.

Data: 03/04/2018
Local: Auditório Pós-Graduação – Mackenzie Rio
Av. Rio Branco, 277, Sala 302, Centro – RJ

 

Os novos instrumentos de avaliação foram publicados pelas Portarias 1.382 e 1.383, de 31 de outubro de 2017 (DOU de 01/11/17). Posteriormente, a Instrução Normativa no. 1, do dia 15 de dezembro (DOU de 18/12/17), criou o fluxo dos processos em fase de avaliação externa in loco. Ambos os documentos subsidiarão a análise da qualidade das Instituições de Educação Superior (IES) verificadas por meio das visitas in loco, organizadas pelo MEC/INEP, e o parecer que fundamenta os atos regulatórios para a criação e o funcionamento dos cursos de graduação e das IES, atividades na modalidade presencial e a distância (EaD).​
O evento, organizado pelo SEMERJ, pretende discutir estes novos instrumentos, detalhando as mudanças e orientando as melhores práticas para as Instituições de Educação.

Público Alvo:
Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores, Coordenadores de CPA, Coordenadores dos Cursos de Graduação, Procuradores Institucionais (PI’s) e Mantenedores.
Programa:
* Análise dos novos instrumentos de avaliação para atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica.
* Coffee
* Análise dos novos instrumentos de avaliação para atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.
Palestrante:
Maximiliano Damas
Prof. Universitário há 14 anos. Engenheiro de Computação pela FURG/RS e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. Coordenador dos Cursos de Graduação em Informática do Centro Universitário UniCarioca entre 2005 e 2010. Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca desde 2011. Avaliador do MEC/INEP desde 2013. Membro da Comissão Consultiva de análise dos novos Instrumentos de Avaliação Externa e de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, representando o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FÓRUM).
Investimento:
* IES associada SEMERJ: primeiro participante grátis, inscrições adicionais, R$100,00 por participante.
* IES não associada: R$300,00 por participante

Inscrições Encerradas