Primeira live do Censo Superior 2021 é nesta sexta (11)

A primeira live do Censo da Educação Superior 2021 será realizada nesta sexta-feira, 11 de março, às 10h, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube. O objetivo do evento virtual é apresentar aos recenseadores e aos auxiliares institucionais, responsáveis pela declaração dos dados da pesquisa, os conceitos no âmbito do censo, bem como instruí-los sobre o uso do Sistema Censup. O treinamento contará com a participação do presidente da Autarquia, Danilo Dupas, que fará a abertura.

A live será conduzida pela equipe técnica da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep, responsável pelo censo, que apresentará o conteúdo e responderá os questionamentos dos participantes. No encontro, serão apresentados a base legal do Censo da Educação Superior, o cronograma da coleta de dados, as novidades do Sistema Censup e o módulo Usuário do sistema. Também haverá uma explicação das etapas que constituem o processo de realização da pesquisa, além de esclarecimentos das dúvidas em relação ao cadastro dos recenseadores e auxiliares institucionais.

O Inep passou a realizar capacitação remota dos profissionais envolvidos na coleta de dados do censo, em 2021, devido à pandemia de covid-19. Como a experiência foi positiva e atingiu um grande público — especialmente por permitir o acesso ao material a qualquer momento —, a Autarquia manterá o treinamento no formato virtual em 2022, para orientar os recenseadores e auxiliares institucionais sobre a coleta de dados do Censo da Educação Superior 2021, que começa em 24 de março.

Censo da Educação Superior — Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições do nível educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Primeira live do Censo da Educação Superior 2021
Data
: Sexta-feira, 11 de março
Horário: 10h
LocalCanal do Inep no YouTube

Confira o cronograma do Censo da Educação Superior 2021

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO