Iniciada atualização de cadastro dos recenseadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 7 de março, o período de atualização do cadastro do recenseador institucional, profissional responsável por preencher as informações censitárias para o Censo da Educação Superior 2021, e o prazo de conferência dos dados carregados do Cadastro e-MEC para o Censup 2021. Os profissionais podem solicitar ajuste até 8 de abril. A coleta de dados da pesquisa estatística começa em 24 de março.

O preenchimento das informações para o censo deve ser realizado, no Sistema Censup, pelos recenseadores institucionais ou os representantes legais das instituições. Os dois também são responsáveis por conferir, ajustar e enviar as justificativas referentes às inconsistências das informações, conforme cronograma publicado pelo Inep em fevereiro de 2022.

Participam do Censo da Educação Superior as instituições federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Live — Nesta sexta-feira, 11 de março, o Instituto realizará uma live para orientar os representantes institucionais do Censo da Educação Superior 2021. O encontro virtual ocorrerá às 10h, no canal do Inep no YouTube.

Censo da Educação Superior — Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições do nível educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Confira o cronograma do Censo da Educação Superior 2021

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO