Mudança do Governo faz com que o Brasil tenha 174º ministro da Educação

José Mendonça Bezerra Filho, administrador de empresas, 49 anos, nascido em Recife, que exercia o cargo de Deputado Federal em seu terceiro período legislativo e vinculado ao DEM (Democratas), foi nomeado para ser o titular do Ministério da Educação e Cultura.  Em sua trajetória política foi também Deputado Estadual e Governador de Pernambuco.

Com a reforma ministerial o MEC volta a absorver a Cultura, como ocorria no passado. Torna-se o 174º Ministro em 194 anos de Brasil independente, confirmando uma média assustadora de 1,1 ministro/ano. É praticamente certa a mudança gradual de todos os Secretários e dirigentes dos principais órgãos vinculados ao MEC.

Algumas linhas de ação foram anunciadas pelo presidente em exercício, Michel Temer, como a ampliação do FIES, Pronatec e outros programas sociais. A primeira reunião ministerial ocorre nesse dia 13 e a transição será feita sem maiores solenidades.

Alguns ex servidores do MEC voltarão a exercer funções principais na estrutura do órgão. s nomes não foram oficialmente anunciados e os atos de nomeação serão publicados no Diário Oficial em muito breve.

Há esperanças de abertura de um melhor diálogo com os segmentos públicos e privados da educação. No governo passado enormes dificuldades de relacionamento ocorriam eis que os atendimentos eram extremamente difíceis. Há, segundo informações, quase dez mil processos dependendo de análise ou decisão, especialmente no segmento da educação superior.

Deseja-se êxito ao novo ministro.

Fonte: Jornal da Educação