MEC MUDA CRONOGRAMA DO PROUNI PARA 1º SEMESTRE DE 2024

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos – ProUni, referente ao primeiro semestre de 2024, foi modificado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), conforme edital publicado nesta terça-feira (5/3). 

O documento é uma retificação do edital nº 2, de 16 de janeiro de 2024, que detalhou como será realizado o acesso ao Prouni referente ao primeiro semestre de 2024. O processo será realizado em apenas uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do ProUni. 

Constituído por duas chamadas sucessivas, as datas deferidas referentes às segundas chamadas da divulgação dos resultados, comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições, do registro no SisProUni e admissão dos termos pelas instituições, foram alteradas quando publicado o novo cronograma em 5 de março de 2024.

Data anterior
Divulgação dos resultados:
  Segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024. 

Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições:
  Segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024.

Registro no SisProUni e admissão dos termos pelas instituições:
  Segunda chamada: 27 de fevereiro a 11 de março de 2024.

Nova data
Divulgação dos resultados:
  Segunda chamada: 2 de março de 2024.

Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições:
  Segunda chamada: 2 a 12 de março de 2024.

Registro no SisProUni e admissão dos termos pelas instituições:
  Segunda chamada: 2 a 15 de março de 2024.

Lista de Espera
Para participar da lista de espera do ProUni, o pretendente deverá se inscrever acessando o site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do governo federal, nos dias 18 e 19 de março de 2024. 

A lista de espera estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (SisProUni) para consulta pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e pelos candidatos no dia 22 de março de 2024.

Os candidatos interessados deverão dirigir-se às IES e entregar a documentação adequada ou encaminhá-la por meio virtual para comprovação das informações efetuadas na inscrição e participação do processo de seleção própria da instituição, se for o caso, entre os dias 23 de março a 4 de abril de 2024. 

Com a publicação do resultado de aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado em lista de espera, as IES devem realizar o registro no SisProUni, com a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação, entre os dias 5 a 19 de abril de 2024. 

Confira o edital da Sesu aqui. 

FONTE: ABMES