Uma nova presidente para uma nova Capes

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

04/03/2024 08:41:40

Na última terça-feira (27/2), a professora Denise Carvalho tomou posse como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Antes de assumir a gestão do órgão, Denise atuou como secretária de Educação Superior (fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024) do Ministério e foi reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2019 e 2023.

Detentora de profundo conhecimento e de grande experiência tanto no que se refere à gestão de políticas educacionais quanto sobre a importância da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento da educação superior e do Brasil, a professora deixou isso evidenciado ao destacar, no seu discurso de posse, que “é nas instituições de ensino superior que ocorre a formação de profissionais da mais alta competência e de alta capacidade de adaptação”.

Ainda que tenha desenvolvido sua carreira no âmbito das instituições federais de ensino superior – como livre docente em Fisiologia e Biofísica na Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atuação nos programas de pós-graduação em Medicina e em Ciências Biológicas – temos plena convicção do respeito e do apreço que a professora Denise Carvalho nutre pelo setor privado de educação superior, responsável por mais de 80% das matrículas nesse nível educacional no país.

Assim, nesse momento de constituição de uma nova liderança e de definição de novos horizontes para a Capes, aproveitamos para reforçar junto à nova presidente dois pontos essenciais para o fortalecimento da educação superior em todas as suas dimensões: maior participação do setor privado nos comitês assessores da Capes e o apoio em relação à proposta, em tramitação no Conselho Nacional de Educação (CNE), de regulamentação das universidades especializadas, com linhas próprias de financiamento pela autarquia.

Sobre o primeiro aspecto, ele é tão relevante que integra as 10 propostas prioritárias estabelecidas pelo Brasil Educação – Fórum Brasileiro da Educação Particular com o objetivo de promover uma educação mais forte, justa, inclusiva e conectada às tendências globais de tecnologia e inovação. É bem verdade que a ABMES tem participado das discussões do novo Plano Nacional de Pós-Graduação, o PNPG, por meio da professora Iara de Xavier. Contudo, queremos e acreditamos que podemos nos envolver muito mais, já que totalizamos quase 20% dos programas de pós-graduação do país (e nossa representação nos comitês da Capes está longe de ter essa equivalência).

Já o segundo está entre as bandeiras prioritárias da ABMES para o ano de 2024, tendo em vista que essa é uma possibilidade já prevista no regramento legal do país e que só tem a contribuir com o desenvolvimento de instituições que, reconhecidamente, ofertam um ensino de qualidade, mas têm sido prejudicadas por se manterem fiéis à sua razão de existir.

Além de estar empenhado na parte que lhe cabe para a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu no país, o setor privado de educação superior é responsável por formar mais de 70% dos professores da educação básica, duas agendas que dialogam diretamente com a missão institucional da Capes.

Dito isso, parabenizamos a professora Denise Carvalho pelo justo reconhecimento que, como todo bom reconhecimento, vem acompanhado de um grande desafio. Estamos confiantes de que suas qualidades pessoais, técnicas e profissionais contribuirão para levar a Capes a novas esferas de incidência na política educacional do Brasil. Conte conosco nessa jornada! Acreditamos que, juntos, somos capazes de conduzir a educação brasileira a patamares muito mais elevados.