O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), lançou, em abril, a especialização Lato Sensu em Educação Digital (cultura maker), fruto de parceria com o IFMG e Senai. A especialização será oferecida na modalidade a distância, valorizando a mobilidade e a flexibilidade de horários de estudo e ritmo de aprendizagem.
Essa formação faz parte do Projeto EduCA+, da Setec, uma educação centrada na aprendizagem, que o objetivo de promover a incorporação, pelas instituições de Educação Profissional e Tecnológica em todo o Brasil, dos conceitos da Educação para o Mundo 4.0.
A “Educação para o Mundo 4.0” responde às necessidades da chamada 4ª Revolução Industrial – a Revolução Digital. Na Educação para o Mundo 4.0, o foco não está apenas no que é ou deve ser ensinado, mas na maneira como é ou será ensinado. O modelo é baseado na solução de problemas, em especial os potencializados pelas demandas da sociedade, e que irão requerer o desenvolvimento de habilidades, tais como criatividade, empreendedorismo e socioemocional.
Nesse contexto, o curso está direcionado para profissionais graduados de qualquer área do conhecimento que desejam inovar, desenvolver novas habilidades, atualizar seus conhecimentos e compreender melhor o uso das tecnologias digitais em sala de aula. São 360 horas distribuídas em dez unidades organizadas em 5 trilhas de aprendizagem:
Mindset Digital:
• Ferramentas educacionais e a Neurociência ─ 40h;
• Competências docentes para o século XXI e a mudança do mindset ─ 40h;
Inovação Digital:
• Mídias digitais para Educação ─ 20h;
• Empreendedorismo e inovação na prática docente ─ 40h;
Empatia Digital:
• Aprendizagem significativa e colaborativa ─ 40h;
• Processo de avaliação e feedbacks ─ 40h;
Jornada Digital:
• Customer Experience na Educação ─ 40h;
• Storytelling: uma estratégia para conectar pessoas ─ 20h;
Conexão Digital:
• Games na Educação: tecnologias para ensinar e engajar ─ 40h;
• TICs como apoio para a Educação – 40h.
O objetivo geral do curso é desenvolver práticas de ensino que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias, aderentes às diferentes gerações, atuando como mediadores na construção do conhecimento, permitindo aos docentes atuarem no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras para um novo cenário educacional, utilizando novas tecnologias para a construção do conhecimento.
A certificação da pós-graduação está condicionada à realização de todas as unidades curriculares (10), com aproveitamento satisfatório em todas elas. Além disso, há previsão de certificação intermediária após a conclusão de cada uma das unidades curriculares.
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
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