MEC realiza aula inaugural do curso de Docência para a Educação Profissional

Na quinta-feira (5), foi realizada no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, a aula inaugural do curso de pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional, oferecido na modalidade a distância, em nível de especialização. O evento aconteceu às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.

Participaram do evento, a secretária-executiva adjunta do MEC, Sylvia Gouveia; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant´Ana; o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela; a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Joelma Kremer; demais técnicos responsáveis pelo curso e profissionais da educação que participarão do curso.

As aulas do curso para os 6.300 cursistas que ingressaram por meio de sorteio, com vagas distribuídas em todo o território nacional, terão início no dia 10 de maio, conforme o Edital IFES nº 7/2022. O curso, com duração de 12 meses, é uma parceria da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) do MEC com o Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e com a Capes/UAB. A previsão é capacitar 20 mil docentes até o final do ano.

Para o reitor do Ifes é um evento muito importante para todos os envolvidos, por ser uma ação que traz um benefício direto para a formação de professores, especialmente da rede estadual de ensino. “O lançamento de mais 6.300 vagas significa que nossa oferta anterior foi realizada com competência, com mais de 70% de efetividade”, comentou.

O secretário da Setec, Tomás Dias Sant’Aana, ressaltou a importância do curso por ser uma oportunidade de capacitar os docentes que ministrarão as aulas e, em especial, do itinerário da formação técnica e profissional. Além disso, o secretário destacou a ação estratégica do MEC ‘Novos Caminhos’ como uma prioridade na agenda do Governo Federal e ressaltou o avanço dentro desse cenário. “Seguimos avançando com projetos e entregas fundamentais para o Brasil, um país com dimensões continentais que precisa dessa ação. É uma ação multiplicadora definida por três eixos: gestão e resultados; articulação e fortalecimento; inovação e empreendedorismo”. Em seguida, o secretário apresentou o mapa que integra todas as ações do itinerário da formação técnica e profissional.

Sylvia Gouveia parabenizou a Setec pela iniciativa do curso e deu boas-vindas aos estudantes que iniciarão a especialização. “O MEC tem atuado com muito comprometimento para a garantia das ações de implementação do Novo Ensino Médio e a gente sabe que, para isso, precisamos atuar na implementação dos itinerários formativos. Sabemos que a valorização dos profissionais da educação e a capacitação é parte disso, ela é fundamental para que possamos garantir uma educação de qualidade. Reafirmo esse discurso desde que iniciei minha vida profissional como professora. É um ponto que considero fundamental. Creio que essa iniciativa serve para reafirmar o compromisso, o comprometimento do MEC e do nosso ministro Victor Godoy com a Educação Profissional e Tecnológica em nosso país.”, finalizou a secretária.

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional, em nível de especialização, faz parte da iniciativa Novos Caminhos. É uma ação que visa fortalecer a implementação do Novo Ensino Médio. O objetivo é qualificar professores das redes estaduais de ensino para aprimoramento de suas atividades de docência, preferencialmente nos cursos técnicos de nível médio, possibilitando-lhes uma atuação mais efetiva na educação profissional, especialmente no que diz respeito à contribuição dessa formação no processo de implementação do itinerário de formação técnica e profissional prevista na reforma do ensino médio.

A primeira turma do curso teve início no dia 2 de fevereiro de 2021, com 4.320 estudantes matriculados no sistema acadêmico do Instituto Federal do Espírito Santo.

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO