MEC alinha projetos educacionais na Espanha

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, segue em viagem oficial à Península Ibérica, na comitiva que acompanha o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na manhã desta terça-feira, 25 de abril, o grupo cumpriu seu último compromisso em Portugal: uma sessão solene na Assembleia da República. Posteriormente, seguiu para compromissos em Madri, na Espanha, último trecho da viagem, onde foi realizado o Encontro Empresarial Brasil-Espanha, organizado pela Câmara de Comércio da Espanha para mostrar o Brasil como um país aberto a receber novos investimentos europeus.

Para o Ministério da Educação (MEC), a viagem é, também, uma oportunidade de buscar novos projetos para o Ministério. Nesse sentido, Camilo Santana se reuniu com o secretário-geral da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, na sede da instituição, importante parceira do MEC. Na pauta, foram discutidos possíveis acordos entre a OEI e o MEC, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos estudantes e a qualidade da Educação brasileira.

Cooperação educacional – o MEC tem diversas cooperações no campo educacional com a Espanha. O país recebe estudantes pesquisadores brasileiros que participam, ou que já participaram, de programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC. Entre eles, o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), o Programa Doutorado Pleno no Exterior, o Ciência Sem Fronteiras, entre outros.

Durante os últimos dez anos, 6.013 bolsistas de graduação e pós-graduação da Capes estudaram na Espanha, de um total de 172.866 bolsistas que estudam em outros países. Em 2021, 237 bolsistas foram à Espanha, de um total de 3.153 bolsistas no exterior.

Além disso, existe um programa específico na Espanha – o Programa Capes/Cátedra e Professor Visitante da Universidade de Salamanca. O último edital de seleção foi publicado em dezembro de 2022, mas foi revogado em fevereiro de 2023. Ele está sendo revisto, em articulação com a Universidade de Salamanca.

Docentes – a Espanha é o terceiro país que mais envia docentes ao Brasil para atividades de pesquisa, o terceiro país que mais recebe docentes brasileiros e o quinto que mais recebe estudantes brasileiros em mobilidade acadêmica internacional. Também é o quarto país com maior colaboração com o Brasil em publicações. Já foram publicados 8.700 artigos em conjunto, entre 2012 e 2021.

Quanto ao reconhecimento de diplomas, a Espanha está em sétimo lugar entre os países de origem dos requerentes. Entre os diplomas de mestrado emitidos e com solicitação e reconhecimento na Plataforma Carolina Bori, destacam-se a Universidade de Salamanca, Universidade Europeia do Atlântico e Universidade de Alicante. Já entre as instituições que expediram diplomas de doutorado, destacam-se a Universidade de Granada e a Universidade de Salamanca.

Eventos – neste ano, estão previstos vários eventos na Espanha com a participação do MEC. Nos dias 4 e 5 de maio, em Santiago de Compostela, haverá a II Cimeira Acadêmica e do Conhecimento da União Europeia-América Latina e Caribe, promovida pela Junta de Galícia e a Universidade de Santiago de Compostela, com a colaboração de instituições e redes científicas de ambas as regiões. Em seguida, nos dias 8, 9 e 10 de maio, em Valência, ocorrerá o V Encontro Internacional de Reitores Universia, com o tema “Universidade e Sociedade”. O evento é promovido por Universia e Santander.

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO