Inep seleciona elaboradores e revisores de itens de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está selecionando elaboradores e revisores de itens para Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os interessados que cumprirem os critérios exigidos pelo Edital de Chamada Pública podem se inscrever entre 23 de outubro e 9 de novembro pelo endereço eletrônico: bni.inep.gov.br/inscricao.
Há vagas para quatro perfis de elaboradores e revisores: Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental Regular; Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Regular; Ciências Humanas para os anos iniciais do Ensino Fundamental Regular; e Ciências Humanas para o Ensino Fundamental Regular.
Podem se candidatar graduados em Pedagogia e os licenciados em Ciências, Biologia, Física, Química, Ciências Sociais, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os interessados precisam cumprir os requisitos descritos em edital: ter disponibilidade e aptidão para elaboração de itens e revisão técnico-pedagógica de itens que poderão compor as avaliações da educação básica; ter conhecimento de informática suficiente para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet; não ser do quadro de servidores efetivos, comissionados ou neles em exercício, do MEC, Capes, Inep, DNDE, CNPq e Finep; não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho e atitudes inadequadas. É necessário alcançar pelo menos cinco pontos nos requisitos complementares previstos no edital.
O Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para as diversas avaliações e exames desenvolvidos pelo Inep, assegurando a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens para o Banco Nacional de Itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração/revisão. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país. O acesso ao Banco de Colaboradores do Inep exige a comprovação das informações prestadas. Os inscritos que não comprovem as informações prestadas são desclassificados e não podem participar de outras chamadas públicas do Inep por dois anos, além de poderem responder judicialmente pelo ato.

 

Fonte: IPAE 138 –  26/10/18