Três em cada quatro matrículas de estudantes no ensino superior em Minas são em instituições privadas. Assim, as faculdades têm se preocupado cada vez mais com iniciativas inovadoras que reconhecem a diversidade da sociedade e permitem que públicos distintos tenham acesso às salas de aula. Esse é o mote do 12º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que acontece nos próximos três dias, pela primeira vez, em Belo Horizonte.
Voltado não só a profissionais, mas a pessoas que atuam na área, o evento contará com especialistas que irão mostrar como perfis diferentes de estudantes e professores são importantes para trazer propostas novas e gerar retorno à qualidade da educação.
É o que explica o secretário executivo do Fórum e diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier. “Há estatísticas no mundo demonstrando que, quanto maior a diversidade nas organizações e nas culturas, maior a taxa de inovação. Nós apostamos na inovação e nas tecnologias que estão surgindo e mudando a educação”, diz.
Dentre os assuntos debatidos estão estratégias para atrair novos graduandos e até mesmo meios de fazer com que a universidade seja mais acessível, por exemplo, a pessoas com mais de 35 anos, que representam 39% dos matriculados na modalidade a distância.
“Essa é uma preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES). Esse público deve ter acesso e condições de continuar estudando. Vamos conhecer, por exemplo, o caso de uma faculdade referência em diversidade étnica”, afirmou o professor.
Serviço
Cerca de 500 pessoas devem participar do congresso, que acontece no Hotel Ouro Minas e está com as últimas vagas para inscrição. Amanhã, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa da solenidade de abertura na capital mineira.
Na sexta-feira, servidores da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do ministério, atenderão os representantes das IES. O objetivo é aproximar gestores das instituições com a diretoria da pasta.
Mais de 45 palestrantes, educadores e representantes do serviço público vão orientar painéis e workshops. A programação completa está no site cbesp.com.br.
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde