Diferentes formas de ingressar em uma universidade brasileira

O ensino superior continua sendo uma das melhores alternativas quando se pensa em uma carreira promissora e de sucesso. O Brasil é o país com maior retorno salarial para quem tem ensino superior completo quando comparamos os dados dos 36 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2018 do IBGE uma pessoa com diploma de faculdade no País ganhava, na época do levantamento, 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio, enquanto nos países da OCDE a média de ganho dos graduados era 1,6 vezes maior em relação a quem concluiu o ensino médio.

E para ingressar em uma universidade, hoje, os estudantes tem diferentes opções que abrem oportunidades para o ensino superior. A mais tradicional delas é o vestibular, mas existem outras que não são consideradas tradicionais, que vão desde considerar o histórico escolar do ensino médio até utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conheçam alguns deles:

Vestibular – Prova realizada pelas universidades duas vezes por ano, tem data, hora e local específicos para acontecer e pode ser aplicada em mais de uma fase. Começam a despontar também algumas iniciativas de vestibular online, no qual os interessados em entrar no ensino superior fazem a mesma prova que fariam presencialmente, só que em um ambiente online.

Enem – Não é vestibular, mas é como se fosse. O Exame é aplicado anualmente em todo o país, mas sem que os alunos precisem escolher um curso para fazer as provas, como acontece no vestibular tradicional. A prova do Enem surgiu como uma forma de avaliação da educação do Ensino Médio no Brasil e acabou se tornando uma das formas de ingresso mais populares nas faculdades. A nota vale para todas as instituições do país que aderiram ao exame, o que torna a mesma prova um passe para muitas faculdades. Para faculdades públicas, a nota do Enem é classificatória para o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse sistema distribui os candidatos nas vagas disponíveis na instituição escolhida pelos alunos.

Avaliação Seriada – é um tipo de avaliação composto por uma série de provas aplicadas nos três anos do ensino médio. Os testes abordam os conteúdos estudados naquele período. Normalmente esses exames de conhecimento são compostos por questões de múltipla escolha, por questões dissertativas e por uma redação. No terceiro ano, o estudante opta pelo curso que deseja fazer no ensino superior. A média das notas obtidas nos três anos de provas e calculada pela instituição é transformada em pontos que determinam a classificação dos candidatos.

Análise de Histórico Escolar – É uma forma de processo seletivo em que as notas do aluno nas disciplinas cursadas durante o ensino médio são determinantes para a sua avaliação de desempenho. Muitas vezes essa modalidade é conciliada com uma prova de vestibular. Pelo menos 103 instituições de ensino superior no Brasil utilizam a análise de histórico escolar. Esse processo considera as notas do aluno durante o ensino médio em todas as disciplinas.

Vestibular Agendado – Recurso utilizado especialmente em faculdades particulares, as provas agendadas permitem ao aluno realizar o processo seletivo na data mais adequada para ele. Esse tipo de ingresso pode ser feito para os cursos em geral da instituição ou apenas quando ainda há vagas remanescentes para uma determinada graduação.

Nessa modalidade de ingresso, o estudante marca data e horário para realizar o vestibular. Nesse caso, são cobrados os mesmos conteúdos de um vestibular regular. A diferença é que, normalmente, o resultado sai mais rápido – em muitos casos, até no dia seguinte. Para evitar fraudes no processo seletivo, as instituições diversificam os modelos de prova para vestibular agendado.

Provas de Habilidades Específicas – A partir da escolha do curso, essa modalidade de ingresso submete os vestibulandos a uma prova específica de aptidão. Para a graduação de Arquitetura, por exemplo, pode haver um teste de habilidades em desenho e, para o curso de Educação Física, testes físicos. Essa modalidade também é muito frequente – para não dizer inerente – a cursos como o de Música, no qual são exigidas dos candidatos ao curso de graduação habilidades desenvolvidas em teoria e prática musical.

Vagas Remanescentes – Muitas faculdades particulares criam processos seletivos para vagas remanescentes após a matrícula dos aprovados. A realização dessa forma de processo seletivo costuma ocorrer entre os meses de dezembro e fevereiro, período no qual as faculdades encerram as chamadas dos aprovados em seus vestibulares oficiais.

Transferência – Essa forma de ingresso cabe para quem já cursa o ensino superior e quer entrar em outra faculdade sem passar mais uma vez por um processo seletivo. Nesses casos é preciso abrir um pedido de transferência entre instituições de ensino e reaproveitar as matérias cursadas.

Entrevista – Processo seletivo adotado por algumas faculdades privadas, a entrevista presencial às vezes é combinada à prática de redação ou torna-se complementar a uma prova de vestibular. De acordo com o Guia do Estudante, sete instituições de ensino superior utilizam esse modelo no País atualmente.

Referência: ANUP

 

clique aqui.