CURSOS ONLINE PERMITEM FORMAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO MAIS ACESSÍVEIS

Larissa, 29 anos, trabalha em São Paulo com TI. A empresa onde Larissa trabalha fica no centro da Capital, na avenida Paulista, enquanto Larissa mora no extremo leste, no bairro Guaianases, levando 2 horas de ida e volta do trabalho diariamente.

Apaixonada por programação, Larissa somente conseguiu se formar em 2019, aos 26 anos. Passou por 2 faculdades, sendo ambas presenciais, antes de encontrar a que realmente lhe agradou. A diferença é que onde se formou, estudou de casa.

Na primeira faculdade, a estudante sentiu que a grade curricular do curso deixava a desejar. Na segunda instituição, os professores pouco davam atenção aos alunos.

Por fim, na terceira instituição, uma conceituada faculdade de tecnologia no mercado, o curso foi extremamente satisfatório. Com duração de 2 anos, o modo EAD (Ensino à Distância) proporcionou aprendizado tão puxado quanto presencial.

“Era impossível adaptar a minha rotina de trabalho com os estudos e graças ao curso online eu pude me formar e garantir uma promoção. Estudei dois anos em casa e me dirigi ao campus apenas para fazer as provas. Os professores eram excelentes e sempre davam suporte online aos alunos. Não me arrependo e recomendo a quem procura cursos online para se formar”, conclui Larissa.

Oportunidades

Assim como Larissa, grande parte dos estudantes no Brasil que buscam uma graduação este ano, optaram pela modalidade EAD – Ensino à Distância.

Conforme dados da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES),  nos últimos 10 anos, as matrículas em cursos online cresceram 428,2% enquanto as presenciais encolheram 13,9%.

Tais estudantes buscam oportunidades de estudo que lhes abram portas no mercado de trabalho, sem lhes abrir buracos ainda maiores nos bolsos. Permitindo-lhes estudar com mais qualidade e tranquilidade.

Hoje, praticamente 1,5 milhão e meio de brasileiros já optam pelo ensino à distância como forma de enriquecer os currículos. Em 2004, esse número era de apenas 60 mil alunos. Um salto previsto apenas para 2026.

O que aconteceu?

Segundo especialistas, um dos fatores que alavancou a busca por cursos online foi a pandemia da COVID 19.

O isolamento social permitiu que boa parte da população descobrisse na modalidade um atrativo, além de uma oportunidade a mais na carreira. Outro fator tão importante quanto é a flexibilidade que o mesmo proporciona.

Ocorre que um curso online possibilita que o estudante saiba mais, estude onde melhor lhe convier, no momento mais oportuno e com mais chances de aprendizado.

Oportunidades de curso online

Outra vantagem é a oferta de cursos que a internet proporciona dentro das mais conceituadas instituições de ensino do país. É o caso da USP, por exemplo, que promove mensalmente uma centena de cursos online com certificados.

Tanto de graduação como de pós-graduação e alguns até mesmo gratuitos. Faculdades internacionais renomadas como a Harvard também oferecem essa modalidade de ensino.

Cursos de formação profissional, como por exemplo Design de Interiores, Comércio Exterior, Noções de Contabilidade, Gestão Financeira para Empresas, Administração, dentre outros, são algumas opções que chamam atenção.

Outros tipos de curso visam, por sua vez, o aprimoramento, como é o caso dos cursos de idiomas (Inglês, Francês, Espanhol), cursos de Excel, informática e até mesmo noções básicas de programação!

Assim como Larissa, o estudante Leandro Ferraz, 16 anos, tem o sonho de estudar programação. Matriculou-se em um curso online que ministra noções básicas sobre o assunto e não pensa em parar de estudar online:

“Além do custo ser menor, em casa eu aprendo mais e melhor, sem distrações, sem os amigos chamando pra ir ao bar, sem a pressão de todo mês ter que pagar uma mensalidade alta. Por mim, estudo assim a vida toda”, conclui Leandro.

Se depender de outros milhões de brasileiros, os cursos online não substituirão os presenciais, mas com certeza enriquecerão ainda mais o sistema de ensino atual.

E viva a educação!

Veja a matéria original

Fonte: ABMES