CURSO ORIENTA REPRESENTANTES INSTITUCIONAIS PARA O ENADE

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira, 20 de julho, o curso “Enade 2021 – Aspectos conceituais e operacionais” para os procuradores institucionais, coordenadores de curso e outros profissionais da educação superior responsáveis por acompanhar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O conteúdo foi desenvolvido pelo Inep, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O objetivo principal é orientar os profissionais da educação superior a atuarem nas suas instituições como disseminadores do exame enquanto política educacional, bem como registrar e acompanhar, no Sistema Enade, processos como o enquadramento de cursos, a inscrição e a regularização de estudantes. Serão apresentados os principais conceitos da avaliação da educação superior, a importância dos instrumentos avaliativos e como cada instituição pode aproveitar os diferentes resultados e devolutivas do exame.

Para ter acesso à capacitação, é necessário que os coordenadores de curso, procuradores institucionais e demais profissionais vinculados à educação superior realizem suas inscrições. A capacitação é gratuita e será oferecida na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas, e disponibilização de 10 mil vagas. Os concluintes terão direito à declaração de comparecimento.

O treinamento está estruturado em três módulos: “Contextualização do Enade”, “Aspectos operacionais do Enade” e “Devolutiva e indicadores de qualidade da educação superior”, nessa ordem. Já estão disponíveis os acessos ao conteúdo dos módulos 1 e 2. O primeiro é dividido em duas seções, que tratam dos temas “A avaliação da educação superior no Brasil” e “O Enade no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”. O segundo módulo tem três seções: “Instrumentos e ciclos avaliativos”, “Enquadramento de curso e inscrição do estudante” e “Regularidade e regularização do estudante”.

O terceiro módulo – “Devolutiva e indicadores de qualidade da educação superior” – será disponibilizado pelo Inep a partir da segunda quinzena de agosto. Nessa etapa serão apresentados os seguintes temas: “Disseminação dos resultados do Enade” e “Indicadores de Qualidade da Educação Superior”.

Aplicação
O Inep aplicará o Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os estudantes concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sinaes.

Enquadramento automático
A novidade do Enade 2021 é o enquadramento automático dos cursos de acordo com a Classi?cação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Especí?ca (Cine Brasil), realizado pelo Inep. Esse procedimento pode ser verificado pelos procuradores educacionais institucionais até 8 de agosto. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.Enquadramento automático – A novidade do Enade 2021 é o enquadramento automático dos cursos de acordo com a Classi?cação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Especí?ca (Cine Brasil), realizado pelo Inep. Esse procedimento pode ser verificado pelos procuradores educacionais institucionais até 8 de agosto. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.

Inscrição
O Sistema Enade está disponível para os coordenadores de curso realizarem a inscrição dos estudantes habilitados para o exame até o dia 8 de agosto. As inscrições que precisarem de retificação poderão ser corrigidas no período de 9 a 29 de agosto.

Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após a inscrição dos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social pode fazer a solicitação entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.

Veja a matéria original

FONTE: ABMES