CAPES coloca em dia pagamento das bolsas

Nesta segunda-feira, 29 de novembro, a CAPES efetua o pagamento de todas as bolsas de programas de formação de professores da educação básica que estavam em atraso. Com a sanção das Leis nº 14.241 e nº 14.251 pela presidência da República, os beneficiários dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de Residência Pedagógica e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) voltaram a receber os benefícios.

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, agradeceu a Milton Ribeiro, ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, secretário-executivo do ministério, e toda a equipe do MEC pelo empenho e esforço na recuperação dos recursos da Fundação. “A formação de professores, tarefa tão relevante para o nosso País, e a nossa pós-graduação, agradecem”, manifestou.

A sanção presidencial liberou crédito orçamentário de R$178 milhões para a CAPES. Além de pagar as bolsas em atraso, os recursos asseguram os pagamentos, até o final do ano, de todos os programas: Pibid, Residência Pedagógica, UAB, Parfor e ProEB.

Antes, os projetos passaram por votação no Congresso Nacional. A presidente da CAPES acompanhou de perto todas as etapas do processo, reunindo-se com diversas entidades, inclusive a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista do Orçamento. Cláudia de Toledo também mencionou a importância do tema em audiência pública na Câmara e expressou sua gratidão ao empenho individual de cada parlamentar envolvido na concretização dessa meta.

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO