Tudo vale a pena se a alma não é pequena

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

24/10/2022 06:00:01

Em um movimento inverso ao feito pelos portugueses há 522 anos, amanhã a ABMES parte para uma missão em terras lusitanas. Até o dia 5 de novembro, representantes de grupos educacionais, centros universitários e faculdades; representantes comerciais e membros da Associação se reunirão com universidades, faculdades e instituições portuguesas para aprender mais sobre educação, cultura, práticas de inovação e prospectar possibilidades de cooperação internacional.

4ª Delegação ABMES Internacional – Portugal Experience desembarcará na vibrante e belíssima cidade do Porto com muita expectativa e disposição na bagagem. Ao longo de 10 dias, serão visitadas 7 cidades e 11 instituições de educação superior. A agenda inclui, ainda, reuniões com lideranças dos institutos politécnicos portugueses e associações representativas, como a Associação Fórum de Gestão do Ensino Superior (FORGES), a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).

Focada em três eixos (institucional, acadêmico e cultural), a missão internacional teve seu roteiro desenhado para que os participantes estabeleçam parcerias, conheçam casos de sucesso, bem como aproveitem o lado cultural de Portugal, com experiências especialmente selecionadas para o grupo.

Em relação aos temas, os seminários e ações da 4ª Delegação ABMES Internacional abordarão cinco questões prioritárias: inovação e tecnologias para educação; sistema de ensino superior português; promoção e difusão da língua portuguesa; empreendedorismo; e saúde (conhecer diferentes modelos educativos para a formação de profissionais de excelência para enfrentar os desafios e fatores relacionados à área).

Serão dias de muito trabalho, mas também de muita aprendizagem, troca de conhecimentos e estabelecimento de parcerias. Nos momentos de folga, muita união, alegria e, claro, momentos de confraternização regados pelos bons vinhos portugueses que harmonizam perfeitamente com os diversos pratos de bacalhau, as sardinhas assadas, os cozidos e até mesmo os doces delicados que fazem da gastronomia portuguesa uma das mais admiradas por nós brasileiros. E para a experiência ser completa, não pode faltar um fado bem melancólico como trilha sonora.

Mas, para além dos momentos, dos conhecimentos e das vivências que cada participante trará de volta na bagagem, o que motiva cada um a embarcar nessa jornada é acreditar nos desdobramentos positivos que essa conexão pode resultar para a educação superior brasileira.

E por confiarem na ABMES como a capitã dessa travessia oceânica, agradecemos imensamente às instituições e grupos educacionais participantes: AMF, Cruzeiro do Sul Educacional, Faculdade Fasup, Faculdades da Indústria, Ilumno Brasil, Inapós, Ser Educacional, Trivento Educação, UNDB, Unesc, UniAtenas, Uniavan, Unicarioca, Uniceplac, Unichristus, Unifase, Unifenas e Unigran. Agradecemos também aos representantes dos seguintes empreendimentos comerciais que nos acompanharão: Amaral Advogados, DGBB Comunicação e Estratégia, DreamShaper, D2L e Edux21.

Estamos confiantes de que essa partida não resultará em um “mar de lágrimas”, como registrou o poeta português Fernando Pessoa ao retratar o período das grandes navegações no seu mais famoso poema. Pelo contrário, usando palavras do mesmo poeta e no mesmo poema, seguimos com a confiança de que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. As almas que embarcarão amanhã para Portugal são enormes e sedentas por conhecimentos e resultados. A 4ª Delegação ABMES Internacional será intensa e transformadora. Decolemos!