ABMES participa de encontro internacional sobre universidade e sociedade

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

08/05/2023 06:00:01

Visando debater o papel da universidade como impulsionadora de um desenvolvimento social e econômico mais sustentável, começa hoje (8/5), em Valencia (Espanha), o V Encontro Internacional de Reitores, promovido pela Universia com apoio do Banco Santander. Além de mim, também estarão presentes os três vice-presidentes da ABMES: Débora Guerra, Daniel Castanho e Janguiê Diniz.

Ao longo de três dias, cerca de 700 líderes universitários de diversos países estarão concentrados em torno de três eixos principais: formação ao longo da vida ou aprendizagem contínua; impulso ao empreendimento e à inovação; e redes e interconexão entre as universidades.

O primeiro eixo está centrado nos novos modelos de aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades transversais e no papel da universidade na formação ao longo da vida. O segundo abordará o empreendimento, a inovação e a transferência de tecnologia como resposta aos desafios sociais. O terceiro e último eixo terá como foco a mobilidade acadêmica, a ciência aberta e a cooperação entre universidades e empresas como motor para o desenvolvimento social e econômico.

Na quarta-feira, 10/5, às 10h (horário local), terei a honra de ser um dos debatedores do painel “Promovendo a pesquisa e a transferência de conhecimento e tecnologia como resposta aos desafios sociais”. Ao meu lado, estarão Steve Cleverley, conselheiro da Oxford’s Global Innovation Consultancy (Oxentia) e diretor da Fundação Oxentia (Reino Unido); Eloísa del Pino Matute, presidente do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha; e Andrés Basilio Agres, reitor do Instituto Tecnológico de Buenos Aires (Argentina).

O painel foi pautado pelo princípio de que a pesquisa tem grande potencial para enfrentar grandes desafios sociais, particularmente a pesquisa interdisciplinar e intersetorial. Assim, discutirá como ela pode contribuir local e globalmente para que alcancemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como a importância da transferência e da disseminação de conhecimento e tecnologia enquanto ferramentas para lidar com um ambiente altamente mutável e incerto.

Vale ressaltar que desde outubro de 2022 todos os reitores que estarão em Valência já vinham participando de atividades preparatórias sobre o tema “universidade e sociedade”. As ações envolveram uma consulta on-line sobre a capacidade das universidades de darem resposta aos principais desafios da humanidade e os mecanismos de apoio que as instituições desenvolvem para enfrentar esses desafios, além da participação em webinars.

É grande a expectativa com os desdobramentos do que será vivenciado nos próximos dias. Para além da certeza de que serão momentos de muito aprendizado e troca de experiências, poder dialogar com centenas de reitores de outras nações consiste em uma oportunidade ímpar para olharmos para a educação superior brasileira mapeando acertos e oportunidades de evolução. E isso será fundamental, pois a relação entre universidade e sociedade é muito mais profunda do que costumamos pontuar.