Por Amanda Ferreira
Ação encerrou o segundo dia de atividades no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular
Profa. Iara de Xavier fazendo a abertura do Workshop
Além da participação de painéis ao longo desta quinta-feira (25), a ABRAFI coordenou um workshop sobre planejamento estratégico aplicado à educação superior. O evento, composto por 4 wokshops, sob a coordenação geral da Profa. Iara de Xavier, Diretora Técnica da ABRAFI, faz parte da programação do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que ocorre até amanhã, em Alexânia. Participaram das conversas a vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa e ex-Ministra da Educação de Portugal, Profa. Margarida Mano, o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-Ministro da Educação, Prof. Henrique Paim e o conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE e, também, ex-Ministro da Educação substituto, Prof. Henrique Sartori.
![]() Profa. Margarida Mano | ![]() Prof. Henrique Paim |
![]() Prof. Henrique Sartori | ![]() Prof. Paulo Chanan |
Junto ao presidente da ABRAFI, Paulo Chanan, que coordenou o workshop, os especialistas falaram sobre elementos constitutivos do planejamento estratégico no contexto da educação superior, pública e privada, com ênfase na liderança inovadora, e ouviram o relato da experiência portuguesa.

O workshop teve suas vagas esgotadas já no primeiro dia do evento e foi muito elogiado por todos que puderam acompanhá-lo.

A programação do CBESP se encerra amanhã. Mas antes, o público poderá conferir os painéis “Políticas Públicas para Estímulo à Liderança nas Organizações Educacionais” e “Novas lideranças para um Brasil Inovador”, além da leitura da Carta de Alexânia, um documento com sugestões de políticas públicas que possam colaborar para o desenvolvimento da educação brasileira.
Confira mais informações do CBESP em https://cbesp.com.br/.
Outras fotos do workshop:







Fonte da Notícia: www.abrafi.org.br
About The Author
Veja também
-
Portaria MEC 247 de 8 de abril de 2025
-
Inep abre chamada para submissão de artigos sobre o Censo da Educação Superior
-
Matrículas em cursos ligados ao agro crescem 26% na última década
-
Proibição de Enfermagem EaD ou semipresencial, como sugere ministro, eliminaria o curso de 797 municípios e reduziria a oferta em outros 469
-
3 em cada 4 formados em medicina no Brasil são brancos; apenas 2,8% são pretos, diz IBGE