Carta de Alexânia: entidades sugerem políticas públicas para o desenvolvimento da educação brasileira

Por Amanda Ferreira

Ação fez parte da celebração de encerramento do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, nesta sexta-feira (26)

Representantes de diversas entidades participaram da leitura da Carta de Alexânia, nesta sexta-feira (26). O documento, com sugestões de políticas públicas que possam colaborar para o desenvolvimento da educação brasileira, deve nortear a atuação do Fórum e as políticas públicas nos próximos anos.

O resultado dos debates ocorridos durante os três dias do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, consolidado no texto, reafirmou a continuidade da busca pelas dez bandeiras apresentadas no 14º CBESP, realizado em 2022, incorporando fatores novos e essenciais para contribuir com as políticas públicas educacionais nos próximos anos. O documento representa a união de todo o setor em prol das demandas apontadas.

Entre os objetivos a serem alcançados na carta, estão a modernização do marco regulatório da avaliação e da supervisão da educação superior; a criação de um novo modelo de financiamento estudantil; a ampliação do PROUNI e a reabertura do PROIES; oferecer linhas de financiamento para estímulo à inovação; aprovar uma reforma tributária justa para a educação; integrar mais a educação básica e a educação superior; incluir na legislação educacional brasileira o uso dos quadrantes híbridos da aprendizagem; integrar as instituições educacionais ao mundo do trabalho; ampliar a participação do setor privado de educação nos conselhos e órgãos do governo e da sociedade; e, por fim, estimular a internacionalização da educação particular.

Participaram da cerimônia o secretário executivo do Fórum e diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, que conduziu e fez a relatoria do documento; o presidente da Associação Baiana de Mantenedoras de Ensino Superior (ABAMES), Carlos Joel Pereira; o presidente da Associação Brasileira das Faculdades (ABRAFI), Paulo Chanan; o presidente da Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (AFEESMIG), Guilherme Valle de Souza; o presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC), César Lunkes; o presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), Arthur de Macedo, no ato representado pela Profa. Maria Eliza de Aguiar e Silva; a vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Amábile Pacios; o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ), Rui Otávio de Andrade; a presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), Lúcia Maria Teixeira, no ato representada pelo Prof. Thiago Pêgas; o ex-secretário executivo do Fórum, Janguiê Diniz; e o presidente da Linha Direta, Marcelo Chucre.

Sobre o evento

Com o tema central “Liderança inovadora: o desafio da educação superior”, mais de 500 educadores estiveram reunidos presencialmente em Alexânia (GO) para a 15ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Foram três dias de imersão com palestras, oficinas e debates sobre o tema.

O encontro, realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, no Tauá Resort Alexânia, foi promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) e pela Linha Direta.

Fonte da Notícia: ABRAFI