– Um educador de visão

Celso Niskier
Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca
***

Existem pessoas que nos parecem imortais. Pessoas que, pela força, sabedoria e energia que emanam, passam a sensação de que nunca deixarão o plano terreno. Assim era o professor Gabriel Mario Rodrigues, o nosso amado professor Gabriel, que nos deixou no último sábado, 9 de janeiro de 2021.

Ao longo dos seus 88 anos, o professor Gabriel foi um inovador, um construtor de sonhos e o grande arquiteto da ABMES. Com mais de 50 anos dedicados ao crescimento e ao fortalecimento da educação superior brasileira, foi um pioneiro na luta pela democratização do acesso à graduação no país.

Imbuído dessa missão, em 1971 fundou a Faculdade Anhembi Morumbi que, em 1997, se tornou Universidade Anhembi Morumbi. Árduo defensor da educação como o mais eficiente mecanismo de transformação social, o professor Gabriel pautou sua atuação para além dos domínios da instituição que criou.

Foi assim que no início da década de 1980 participou ativamente do grupo de articulou e fundou a ABMES, instituição na qual permaneceu atuante até seu último dia de vida. Atuou como vice-presidente entre 1992 e 2004, presidente de 2004 a 2016 e presidente do Conselho de Administração de 2016 até o último sábado.

Nesse período, sua aguçada visão de futuro, alinhada ao espírito empreendedor e à capacidade de inovação que lhe eram natos, o professor Gabriel foi a força motriz que conduziu a Associação rumo ao crescimento e ao reconhecimento da entidade como a principal interlocutora da educação superior no Brasil.

Nunca saberemos como teria sido a história da ABMES sem o talento e o comprometimento empenhados pelo professor Gabriel ao longo de quase quatro décadas, mas temos a certeza de que a Associação jamais seria tudo o que ela é hoje.

Somente uma pessoa com sensibilidade e capacidades técnica, operacional e humana como ele seria capaz de elevar uma entidade representativa ao posto de parceiro estratégico na articulação de políticas públicas para a área. Sua diplomacia abriu portas que contribuíram para a transformação de vidas. Incontáveis delas foram transformadas pela força do conhecimento profissional obtido por meio da educação superior.

Gabriel Mário Rodrigues foi um educador visionário, capaz de transformar sonhos em realidade. Deixa um legado que seguirá inspirando a todos nós, empreendedores educacionais brasileiros. E, nisso, seguirá imortal.

FONTE: ABMES