Último curso de certificadores começa na segunda-feira, dia 9

Servidores públicos do poder executivo federal e professores da rede pública estadual e municipal aptos a atuar na Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 devem fazer a capacitação a distância preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As turmas da 3ª edição do curso da RNC serão abertas para quem ainda não conseguiu acessá-lo ou concluí-lo. As aulas recomeçarão nesta segunda-feira, 9, e ficarão disponíveis até o dia 18 de outubro. A participação no curso é obrigatória.
Ao todo, 74.190 servidores e professores se inscreveram para atuar na RNC. Desses, 60.770 foram considerados aptos a fazer o curso. Para trabalhar na aplicação do Enem, nos dias 5 e 12 de novembro, eles precisam obter 70% de aproveitamento no curso.
Na segunda quinzena de outubro, o Inep entrará em contato com os certificadores aprovados, de acordo com a demanda dos municípios de aplicação selecionados por eles na inscrição. O contato será via e-mail e ou telefone. A atuação da RNC é definida conforme a necessidade do Inep, que espera ter 98,5% das coordenações de local de prova com certificadores.
Os certificadores representam o Inep nos locais de aplicação de provas e são responsáveis por conferir e certificar vários procedimentos do exame. Ao final de cada dia, apresentam um relatório geral de avaliação da aplicação por meio de um aplicativo de celular, ou pelo sistema da RNC.
Foram selecionados os candidatos que cumpriram os critérios estabelecidos pelo Inep: servidores públicos do poder executivo federal que não estivessem em gozo de licenças, afastamentos legais ou inativos; e docentes das redes públicas estaduais e municipais efetivos e devidamente registrados no Censo Escolar. A formação mínima exigida é o ensino médio. Os certificadores também não podiam estar inscritos no Enem 2017, nem ter parentes de até terceiro grau fazendo o exame este ano.

Fonte: IPAE 025 – 10/17