SEEING AI E SOUNDSCAPE: APLICATIVOS MICROSOFT ESTIMULAM A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Como parte da divulgação do Plano Microsoft Mais Brasil, em 20 de outubro, foram lançados os aplicativos Seeing AI e Soundscape na versão em português. Com isso, os mais de 6 milhões de brasileiros com deficiência visual poderão se beneficiar pelo uso dessas tecnologias no seu dia a dia.  

O primeiro aplicativo aqui citado, o Seeing AI, utiliza de tecnologia de nuvem Azure e inteligência artificial para potencializar o acesso do indivíduo ao mundo ao seu redor. Seu uso é simples e pressupões apenas um smartphone com acesso à internet. Por meio da câmera, o usuário pode obter a descrição do ambiente e das pessoas a seu redor, incluindo suas emoções. O aplicativo, inclusive, descreve notas de dinheiro que eventualmente o usuário esteja manuseando. Para orientar o correto direcionamento da câmera, sinais sonoros são emitidos, funcionando como guia. Além de viabilizar uma maior e mais autônoma inserção dessas pessoas na sociedade, o aplicativo pode ser um excelente aliado de estudantes com deficiência visual nas escolas e em seus processos de aprendizagem. 

Soundscape, o outro aplicativo lançado em português, foi desenvolvido para facilitar a mobilidade, de forma autônoma, de pessoas com deficiência visual.  Ele “guia” as pessoas, indicando detalhadamente o caminho a seguir para chegar à localidade desejada, por meio de recursos de áudio. Por meio do áudio 3D e apoio de fones de ouvido, as informações vão sendo guiadas de acordo com a direção que o usuário precisa caminhar. Por exemplo, se a pessoa está buscando a sua instituição de ensino e ela está à sua direita, o aplicativo faz uso de recursos de áudio 3D, e o som será emitido pelo fone conectado ao ouvido direito, propiciando a criação de um mapa mental das orientações a serem seguidas. Funciona a partir de um smartphone e fones de ouvido.   

Ambos os aplicativos têm em sua base o compromisso com a acessibilidade e a inclusão, fomentando a liberdade das pessoas, seja para apoiá-las em sua jornada de aprendizagem ou mesmo na busca por mais autonomia para suas decisões. 

Esses são mais dois exemplos de como a tecnologia e, em especial a inteligência artifical, contribuem para criarmos um mundo melhor, a favor das pessoas, de sua inclusão, autonomia e possibilidade de alcançar sempre mais. 

Faça o download gratuito dos aplicativos Seeing AI e Soundscape e aproveite! Esperamos e queremos que cada pessoa alcance sempre mais.

 Veja a matéria original

Fonte: ABMES