REVALIDA: EXAME CONTA COM MAIS DE 90% DOS PARTICIPANTES INSCRITOS

Mais de 90% dos inscritos na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 realizaram prova neste domingo, 6 de dezembro. A aplicação ocorreu em dois turnos (matutino e vespertino) para mais de 14 mil participantes, em 13 capitais brasileiras. Os gabaritos preliminares serão divulgados na terça-feira, 8 de dezembro.  

Ao longo do dia, os procedimentos foram realizados conforme o previsto no edital. As provas regulares começaram às 8h e terminaram às 19h30. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também garantiu o tempo adicional aos participantes que requisitaram o recurso e tiveram a solicitação aprovada. 

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, chamou a atenção para a importância da aplicação do Revalida 2020 diante das dificuldades enfrentadas em função da pandemia de COVID-19. “Havia um pedido grande pela realização do Revalida e o Inep conseguiu aplicá-lo”, disse. Lopes ponderou, ainda, os esforços da autarquia para aperfeiçoar o exame, para além da aplicação deste domingo. “Neste momento de incertezas que estamos vivendo, fomos capazes de estruturar a aplicação e revisar a matriz de prova. Houve um trabalho para aplicar uma prova melhor. Conseguimos organizar, fazer as inscrições e realizar o exame com sucesso, sem intercorrências significativas. Garantimos a aplicação com segurança sanitária e mostramos que o Inep está preparado, mesmo em uma situação de pandemia, para a realização dos exames e das avaliações que são importantes para a sociedade”, complementou.

Cidades – A primeira etapa do Revalida 2020 foi aplicada em 13 capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). 

Segunda etapa – Somente os aprovados na primeira etapa podem participar da segunda. Uma novidade desta edição é que, se o médico formado no exterior reprovar na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados, posteriormente, em edital próprio. 

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca regularizar, no Brasil, o diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A revalidação do diploma é responsabilidade das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira os números por cidade:

Rio Branco (AC): Inscritos: 1.277 | Presentes: 1.140

Manaus (AM): Inscritos: 765 | Presentes: 706

Salvador (BA): Inscritos: 1.035 | Presentes: 948

Fortaleza (CE): Inscritos: 898 | Presentes: 818

Brasília (DF): Inscritos: 1.280 | Presentes: 1.161

Belo Horizonte (MG): Inscritos: 749 | Presentes: 685

Campo Grande (MS): Inscritos: 1.416 | Presentes: 1.259

Belém (PA): Inscritos: 1.047 | Presentes: 926

Recife (PE): Inscritos: 806 | Presentes: 725

Curitiba (PR): Inscritos: 1.485 | Presentes: 1.349

Rio de Janeiro (RJ): Inscritos: 642 | Presentes: 577

Porto Alegre (RS): Inscritos:  1.254 | Presentes: 1.124

São Paulo (SP): Inscritos: 2.899 | Presentes: 2.586

Total de inscritos: 15.553

Total de presentes: 14.004Veja a matéria original