REVALIDA: CONFIRA AS OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES NO DIA DA PROVA

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 precisam ficar atentos a algumas orientações para o dia da prova. A primeira fase do Revalida será aplicada no dia 6 de dezembro, nos turnos matutino e vespertino. 

É importante se certificar do seu local de prova com antecedência. Ao chegar ao local determinado no Cartão de Confirmação da Inscrição, é necessário se apresentar com documento de identificação válido, conforme previsto em edital, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e máscara de proteção contra a COVID-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, e sua troca, durante a aplicação da prova, será permitida e acompanhada por um aplicador. 

O participante deve comparecer ao local de provas para procedimento de identificação até as 7h, pela manhã, e até as 15h, pela tarde (horário de Brasília). O distanciamento social entre as pessoas deverá ser sempre respeitado. Caso o participante necessite comprovar sua presença no exame, ele deverá apresentar ao aplicador, no momento da identificação, a Declaração de Comparecimento impressa. 

Será eliminado do Revalida 2020 quem prestar, a qualquer momento, declaração falsa ou inexata. Perturbar, de qualquer modo, a ordem do local de aplicação do exame também é um dos motivos de eliminação. De acordo com o edital, também é proibido estabelecer qualquer tipo de comunicação interna ou externa ou receber, de qualquer pessoa, informações sobre o conteúdo das provas. Não é permitido registrar ou divulgar a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame. 

Antes de entrar na sala de provas, os participantes deverão guardar seus pertences em um envelope porta-objetos. Aparelhos e dispositivos eletrônicos, como celular, tablet, gravadores, relógios inteligentes, entre outros, deverão ser guardados com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala de provas. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame. A revista eletrônica, a qualquer momento no local de provas, deverá ser permitida pelo participante, caso seja necessária. 

A ausência do local de provas só será permitida para ida ao banheiro, acompanhada por um fiscal. Os participantes não poderão iniciar as provas antes das 8h, pela manhã, e antes das 15h30, pela tarde. O início das provas será autorizado pelo aplicador e só será permitido deixar o local de provas após uma hora do início da aplicação do exame. Para fazer a prova, será necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. 

O Cartão-Resposta ou o Caderno de Respostas não serão substituídos em caso de procedimento indevido. É importante lembrar que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento dos cartões. 

Ao terminar as provas, o participante deverá entregar o Cartão-Resposta e o Caderno de Respostas ao aplicador. Não é permitido se ausentar da sala de provas com o material de aplicação, exceto o Caderno de Questões, desde que o inscrito deixe a sala em definitivo, nos últimos 30 minutos que antecedem o término das provas. 

A ingestão de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas dentro das salas de prova também não é permitida. Os participantes deverão cumprir as determinações do edital e do aplicador de sala sob pena de serem eliminados do exame. Vale ressaltar que, devido à pandemia de COVID-19, recomenda-se que o participante leve recipiente com água e que, antes da abertura dos portões e da identificação, mantenha o distanciamento entre os demais participantes.

Revalida 2020 – O exame, aplicado pelo Inep desde 2011, busca regularizar no Brasil o diploma de graduação em medicina. Ao todo, 16.452 médicos se inscreveram para esta edição do exame. Do total de inscrições, 15.498 foram confirmadas. Em 2020, a primeira etapa do exame será aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Acesse o edital do Revalida 2020

Veja a matéria original

FONTE: ABMES