O Ministério da Educação (MEC) divulgará, nesta sexta-feira (07), o resultado do processo de ocupação de bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni). As mais de 107 mil bolsas (integrais e parciais) ofertadas são referentes às vagas não preenchidas no processo seletivo regular.
Esta é a primeira edição do processo de ocupação de bolsas remanescentes do ProUni em que a classificação dos candidatos se dará por ordem de melhor desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando qualquer uma das edições do exame ocorridas nos últimos dez anos. Para o candidato que realizou mais de um Enem será considerada, para efeito da classificação, a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas.
Além da nota do Enem, em que o critério para concorrer às vagas do Programa é ter obtido nota superior a 450 pontos no conjunto de provas e nota superior a zero na redação, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários-mínimos por pessoa. Os candidatos selecionados deverão entregar, entre os dias 10 e 13 de maio, a documentação que comprova as informações declaradas no ato da inscrição.
O ProUni
O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes brasileiros ainda não graduados, em instituições particulares de educação superior.
O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. As notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema em caráter informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição. Após o período de comprovação da documentação da primeira e segunda chamada, o candidato que não foi selecionado pode manifestar interesse em participar da Lista de Espera, que é única para cada curso e turno de cada local de oferta.
FONTE: ABMES
About The Author
Veja também
-
MEC pagará bolsa de R$ 1050 para estudantes de Licenciaturas; cursos EAD são vetados do programa
-
REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior