Projeto do MEC promoverá simulados on-line do Exame Nacional do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) lançou, no último dia 5 de abril, o projeto Hora do ENEM – plataforma on-line que reúne simulados e variado material de estudo com vistas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Serão realizados quatro simulados on-line antes da edição 2016 do Exame. Para os estudantes sem condições de realizar o simulado em equipamento próprio, a Universidade Federal do Ceará vai disponibilizar salas e computadores.

O primeiro simulado on-line será realizado no dia 30 de abril. Os outros ocorrerão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. O último exame será no mesmo formato da prova e terá dois dias de duração. Não haverá simulado da redação. Os estudantes que quiserem usar os terminais disponibilizados pela UFC precisam se inscrever no site da Hora do ENEM entre 11 e 15 de abril, após realizarem a inscrição para o simulado.

No evento de apresentação do projeto, ocorrido em Brasília, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou as vantagens constatadas durante o período de experiência com a nova plataforma. Segundo ele, os dados apontam que, com duas horas e meia de estudo personalizado por dia, a partir do diagnóstico individual do estudante, a melhora do desempenho no ENEM é de cerca de 30%.

SOBRE A HORA DO ENEM – A plataforma Hora do ENEM é um aplicativo que reúne centenas de videoaulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do ENEM. Permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do ENEM. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

COMO FUNCIONA – Ao usar um computador, tablet ou celular para acessar a plataforma, o estudante marca o curso em que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o ENEM. A partir desse diagnóstico, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados.

Hora do ENEM é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC. Mais informações no site do Hora do ENEM. Com informações do MEC.

Fonte: CM NEWS