Um currículo louvável! Recentemente empossado como membro da Academia Brasileira de Educação, Celso Niskier é, atualmente, Diretor Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Secretário Executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Vice-Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ), e membro do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio). Doutor em Inteligência Artificial, Niskier fundou e é reitor do Centro Universitário UniCarioca. Além disso, durante 12 anos, foi Conselheiro Estadual de Educação/RJ, onde presidiu a Câmara de Educação Superior. ?
Com uma extensa trajetória de atuação no setor particular de educação superior, Celso é uma figura de alta relevância no segmento, motivo pelo qual foi indicado pelo Comitê de Avalição do PNGE para ser o Patrono da edição 2020. ?
A premiação, que é tida como a mais tradicional dentre gestores educacionais do Brasil, tem como objetivo incentivar as instituições de ensino a atingirem melhores resultados por meio de práticas educacionais de sucesso.
O PNGE é uma realização da HUMUS em parceria com as principais entidades de classe que consolidam ainda mais a educação do nosso país: ABMES, ABRAFI, ANACEU, ANEC e FENEP.
Confira abaixo a entrevista com o Prof. Celso Niskier:
Como foi para você receber o convite para ser o Patrono do PNGE 2020 e como vê o valor do Prêmio para o avanço da educação em nosso país?
Fiquei muito honrado com o convite, pois o PNGE é um prêmio de muito prestígio, que reconhece o bom trabalho de educadores e instituições brasileiras. Penso que nossos educadores merecem todas as homenagens, pois são heróis e heroínas que se dedicam diariamente a transformar a vida das pessoas pela Educação.
Pela sua longa experiência na área educacional, quais atributos você destacaria como os mais relevantes para o sucesso de uma instituição de ensino?
A sintonia da instituição com a comunidade, o diálogo aberto entre todos os agentes que fazem o dia a dia da escola, e a proposta pedagógica, que deve estar afinada com os novos tempos, colocando o aluno como foco central da aprendizagem. Uma escola com bons princípios torna-se perene, não muda ao sabor dos acontecimentos.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as instituições de ensino superior e básico precisam se reinventar. Como elas podem incentivar suas equipes a colocarem em ação práticas importantes como as que são destacadas por esta premiação?
Em primeiro lugar, a instituição deve construir um bom diagnóstico, envolvendo todos os seus interessados, incluindo aí também a participação da comunidade. A partir de uma ideia precisa do que se pretende alcançar, o papel da liderança é fundamental para guiar os rumos da instituição durante a fase de transformação. Visão precisa, bons líderes e instrumentos afiados de gestão dão mais competitividade às instituições educacionais.
Pra você, como é saber que está contribuindo para a evolução da educação no país?
Digo que me realizo ao ver o setor de educação prosperar, pois sem educação não há futuro para o nosso País. Na tradição judaica, crescemos com o espírito de contribuir para melhorar o mundo, uma pessoa de cada vez. Se, ao final da nossa existência, pudermos transformar a vida de algumas pessoas, nossa missão já terá sido bem cumprida. A educação é o espaço onde essa transformação ocorre, todos os dias.
Para finalizar, deixe a sua mensagem para os profissionais da área da educação.
Estamos caminhando para uma visão mais científica da nossa atuação. Queremos uma educação cada vez mais baseada em evidências, usando bem os recursos em prol da melhoria da qualidade das escolas e da aprendizagem dos alunos. Como diz o historiador Yuval Harari, a batalha do século XXI é pela relevância. Queremos uma educação cada vez mais relevante para a vida das pessoas, esse é o sonho que eu compartilho com todos os profissionais de educação.
Fonte: ABMES
About The Author
Veja também
-
“Principal preocupação com o EAD é qualidade”
-
EAD democratiza acesso ao ensino superior, mas garantia de qualidade ainda é desafio
-
Avanços e desafios do novo Enade
-
MEC anuncia aumento do teto para financiamento do curso de Medicina no FIES
-
Fies beneficia mais de 50 mil estudantes, maioria são mulheres