Durante a abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, provocou os participantes do evento a pensarem em novas formas de seleção de estudantes para os cursos superiores. Segundo ela, hoje, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já não dá conta de fazer essa seleção.
“Sou e sempre fui uma defensora do Enem, mas precisamos pensar no futuro. Será que essa é o melhor meio de selecionar estudantes?”, disse ela. Mais adiante, ela disse ser necessário repensar o próprio exame. “O modelo do Enem é ultrapassado, precisa ser repensado e revisto”, enfatizou. Para a educadora, seria possível pensar na realização de não apenas um Enem, mas diversos ao longo do ano.
Maria Helena ainda destacou a importância das instituições privadas de ensino superior na formação de professores. Ela lembrou que muitos educadores ainda não dominam as tecnologias, fundamentais no modelo de ensino híbrido e que 65% dos professores se graduaram em faculdades particulares. Para ela, a pandemia trouxe uma realidade muito mais complexa, até imprevisível. “Nesse sentido, o Ensino Superior passa a cumprir um papel muito importante para o desenvolvimento do país”, argumentou Maria Helena.
FONTE: ABMES
About The Author
Veja também
-
Portaria MEC 247 de 8 de abril de 2025
-
Inep abre chamada para submissão de artigos sobre o Censo da Educação Superior
-
Matrículas em cursos ligados ao agro crescem 26% na última década
-
Proibição de Enfermagem EaD ou semipresencial, como sugere ministro, eliminaria o curso de 797 municípios e reduziria a oferta em outros 469
-
3 em cada 4 formados em medicina no Brasil são brancos; apenas 2,8% são pretos, diz IBGE