POSICIONAMENTO ABMES SOBRE AULAS REMOTAS

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) vem prestar relevante esclarecimento sobre a atuação das instituições de educação superior (IES) diante do atual cenário de isolamento social com o objetivo de combater o novo coronavírus.

Primeiramente, a Educação a Distância (EAD) é, via de regra, uma modalidade com conteúdo autoinstrucional e apoio pedagógico. O que está sendo adotado no momento por boa parte das IES, em caráter emergencial, são aulas remotas, ministradas, em sua maioria, no mesmo horário convencional da aula presencial, pelos próprios professores da disciplina, usando recursos tecnológicos.

Dessa forma, as instituições arcam não somente com a manutenção do quadro acadêmico, como também com investimentos para a ampliação tecnológica, de modo a possibilitar a continuidade do conteúdo e para que não haja perda de aprendizagem para o estudante.

Além disso, devido a esta situação excepcional, as instituições passaram a oferecer turmas específicas com atividades remotas, com o objetivo de atender ao programa das disciplinas previstas para o curso presencial, tal qual o aluno contratou.

Não há, portanto, redução de custo. Pelo contrário: as instituições têm feito mais investimentos tecnológicos para dar conta deste momento atípico pelo qual passa o mundo todo em função do novo coronavírus.

Todo este esforço realizado pelas instituições se deu no sentindo de seguir as recomendações dos órgãos oficiais e zelar pela saúde e segurança de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade acadêmica, mantendo o ritmo das aulas, agora remotamente, e o cumprimento do programa das disciplinas.

Fonte: ABMES