Os 3 rankings das universidades mundiais

O mundo acadêmico mundial é avaliado por três rankings. Sempre surgem polêmicas porque os critérios são diferentes. O foco das pesquisas é sempre o de mostrar as características de cada instituição. O ranking do Times Higher Education World University 2018 foi lançado em 2021 com a Universidade de Oxford em primeiro lugar, feito que repete por mais esse ano.

Mas como o ranking THE (The Times Higher) de 2021 se compara ao QS World University Rankings do início daquele ano? Ou ao Shanghai Classificação , também publicado no início de 2021, em que a Universidade de Harvard foi classificada como a melhor do mundo pelo 15º ano consecutivo?

Depende do que o consultor procura

Para quem procura uma instituição com um histórico invejável de produção consistente de pesquisas de alta qualidade, deve considerar o ranking de Xangai.

Agora, se a procura é por uma universidade que seja bem vista por empregadores e outros acadêmicos, e que irá preparar para um emprego de graduação bem remunerado, o QS World University Ranking deve ser a primeira a ser vista.

E se quiser ver uma classificação que tente refletir tanto o impacto da pesquisa de uma universidade quanto sua reputação, vale a pena conferir a classificação do Times Higher Education, pois leva em conta mais variáveis do que as outras duas. Claro, isso significa que fornece informações menos específicas que podem ser úteis, mas é bom para uma visão geral ampla.

Abaixo, a classificação das universidades internacionais pelos três avaliadores:

Embora MIT, Harvard e Oxford possam reivindicar estar no topo de uma classificação de universidade mundial, na verdade é Stanford que tem a posição média mais alta, ficando em segundo lugar duas vezes e em terceiro uma vez.