Nota média na redação subiu 10% no Enem 2015

Tema foi a persistência da violência contra as mulheres. Média subiu de 491 para 543 pontos.

 As notas médias na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 subiram 10% em 2015, se comparadas com o ano anterior. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (4). A divulgação desta média complementa a divulgação feita em janeiro, quando o órgão já havia apontado queda em três áreas na comparação entre 2015 e 2014. O desempenho foi pior em ciências da natureza, linguagens e matemática. Além da redação, houve crescimento na prova de ciências humanas.
Em ciências da natureza, a média foi 487 em 2014, caindo para 478 no ano seguinte, uma queda de quase 2%. Em linguagens, que é a prova que cobra o conteúdo das disciplinas português e de língua estrangeira, a média caiu de 511 pontos para 504, uma redução de 1,3%. Já em matemática, com queda de 1,2%, a nota média caiu de 481 para 475 pontos. Houve avanço em ciências humanas, que subiu 1,6%, de 546 para 555.
Em redação o salto foi maior, de 491 para 543 pontos, uma alta de 10,5%. Naquela edição do exame, o tema foi a “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”.
Segundo a colunista do G1 Andrea Ramal, o tema proposto pode ter contribuído para o aumento da nota. “Boa parte dos candidatos afirmou que considerou o tema ‘fácil’. De um modo geral, eles se sentiram à vontade para dissertar sobre o assunto.”

A consolidação das médias integra a divulgação do “Enem 2015 por escola”. O levantamento permite avaliar as médias obtidas por todas as escolas que tiveram mais de 50% dos seus alunos participando do exame. O resultado na redação é um “bônus” dentro do conjunto de dados divulgados, já que o principal aspecto do levantamento é a comparação dos resultados gerais nas escolas.

De acordo com o instituto, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), os resultados consideram a análise das notas de 1.212.908 estudantes que fizeram as quatro provas objetivas e a redação, e tiraram notas acima de zero.

Ao todo, o país tinha no ano passado pouco mais de dois milhões de estudantes concluindo o ensino médio. No material divulgado nesta manhã, o Inep não lista o resultado individual de alunos, mas sim as notas médias de 15 mil escolas do país, sendo que atualmente há 25, 7 mil com alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio

Fonte: G1