NOTA DE PESAR

É com imenso pesar que a Diretoria Colegiada do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ) comunica o falecimento de uma das principais lideranças do setor de ensino superior privado, seu Presidente Emérito, Professor Candido Antonio Mendes de Almeida, aos 93 anos, ocorrido hoje, quinta-feira (17/02), no Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar. 

Candido Mendes nasceu no Rio de Janeiro em 3 de junho de 1928. Foi professor, educador, advogado, sociólogo, cientista político e ensaísta brasileiro.

Trajetória


Candido Mendes era escritor, professor, imortal da Academia Brasileira de Letras e reitor da Universidade Candido Mendes (Ucam), uma das mais antigas instituições de ensino superior do país, que tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, fundada por seu pai em 1902. Ocupou a presidência do SEMERJ de 1982 a 2021.

Bacharel em Direito (1950) e Filosofia (1951) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, na Universidade do Brasil. É o quinto ocupante da Cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 24 de agosto de 1989, na sucessão de Celso Cunha. Secretário-geral da Academia da Latinidade, embaixador da Aliança das Civilizações – ONU. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, da Academia Brasileira de Economia e da Academia Brasileira de Letras. 

Foi chefe da Assessoria Técnica do presidente Jânio Quadros, fundador e presidente do Conselho Executivo do Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos, secretário-geral da Comissão Justiça e Paz no Brasil e membro da Comissão de Alto Nível da Aliança das Civilizações – ONU, entre inúmeros cargos que ocupou ao longo de sua brilhante carreira e atuação como intelectual respeitado no Brasil e no exterior. Extensa trajetória como professor universitário, inclusive como professor visitante em universidades norte-americanas. Recebeu o título de Docteur Honoris Causa pela Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle. 

Entre suas obras mais recentes, destacam-se: Lula apesar de Lula (2006), Dr. Alceu: da ‘persona’ à pessoa (2008), Subcultura e mudança: por que me envergonho do meu país (2010) e A razão armada (2012).

Casado com a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, deixa filhos e netos.

O corpo será cremado nesta sexta-feira (18). Informações sobre local e horário do sepultamento ainda não foram confirmadas.

O SEMERJ manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares, amigos do prof. Candido e funcionários da UCAM.

Interessados em enviar cumprimentos para a família poderão fazê-lo pelo e-mail: cmendes@candidomendes.edu.br

Diretoria Colegiada do SEMERJ – Direx