Ministro empossa novos conselheiros e Luiz Curi é eleito presidente do CNE

Cerimônia de posse de novos membros conselheiros do CNE Foto: Luis Fortes/MEC

O ministro da Educação, Victor Godoy, deu posse, nesta quinta-feira (10), aos novos membros do Conselho Nacional de Educação (CNE). Durante cerimônia, realizada de forma híbrida, o novo presidente do Conselho também foi eleito. Os conselheiros elegeram Luiz Roberto Liza Curi para o mandato de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

O titular do Ministério da Educação (MEC) parabenizou os novos empossados e o presidente eleito, desejou sucesso e falou a respeito da importância da atuação do CNE para a educação brasileira.

“É uma honra participar deste momento. Sabemos dos desafios, mas tenho certeza de que vocês todos continuarão contribuindo com a área da educação, principalmente com conhecimento técnico-científico. A educação é um grande sistema e as engrenagens não podem falhar, devem estar em excelente execução”, afirmou o ministro Victor Godoy.

O presidente eleito, Luiz Roberto Liza Curi, agradeceu pelos votos e reforçou o trabalho conjunto desenvolvido pelo Conselho, com foco na construção de políticas públicas que fortaleçam a educação. “Estamos vivendo um momento de transformação na educação. É hora de reordenar, reconstruir e recuperar as aprendizagens. Contem conosco.”, ressaltou.

Os novos integrantes das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior do CNE foram designados por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última terça-feira (8).

O CNE é um órgão de assessoramento do MEC, responsável por propor políticas públicas na educação. Os pareceres do Conselho são submetidos ao ministro, que pode aprovar ou vetar parte das orientações. Cabe ao Conselho Nacional de Educação zelar pela qualidade do ensino, pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Novo presidente do CNE:

Luiz Roberto Liza Curi é sociólogo e doutor em Economia pela Unicamp. É conselheiro do Conselho Nacional de Educação desde 2016, tendo sido reconduzido em 2020. Foi presidente da Câmara de Educação Superior por dois mandatos e também já foi presidente do Conselho Nacional de Educação. É membro do Conselho Superior da Capes e da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação da Capes. No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aposentado pelo CNPQ. No MEC, foi presidente do Inep. Foi membro do Comitê de Avaliação da OEA e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior, entre outros cargos e funções.

Para a Câmara de Educação Básica do CNE foram nomeadas:

  • Leila Soares de Souza Perussolo
  • Márcia Teixeira Sebastiani
  • Ilona Maria Lustosa Becskehazy Ferrão de Souza

Para a Câmara de Educação Superior, os nomes são:

  • Paulo Fossatti
  • Luciane Bisognin Cretta
  • Elizabeth Regina Nunes Guedes
  • Henrique Sartori de Almeida Prado
  • André Guilherme Lemos Jorge
  • Mauro Luiz Rabelo

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO