Imagem: Luis Fortes/MEC
O ministro da Educação, Victor Godoy, lançou, nesta sexta-feira (3), o aplicativo SouTec, que auxiliará estudantes na escolha do futuro profissional, com foco no ensino tecnológico e profissional. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com redes de ensino.
O aplicativo foi criado para auxiliar os estudantes e demais cidadãos na escolha de cursos técnicos. Para o ministro Victor Godoy, esta é uma importante ferramenta que reforça o compromisso do MEC com o fortalecimento do acesso à educação. “O Ministério da Educação trabalha para os estudantes do Brasil, para trazer mais conforto e mais segurança para a trajetória profissional”, destacou.
De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant´Ana, o MEC está empenhado em ofertar, aos estudantes brasileiros e aos gestores, projetos estruturantes que reforçam e fortalecem a importância da rede de ensino técnica e profissional do país. Durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, o secretário Tomás Sant´Ana apresentou como a ferramenta foi desenvolvida e destacou a importância do trabalho.
“A educação profissional e tecnológica tem como uma das missões principais a formação continuada, a formação ao longo da vida. Então, para nós, todos são estudantes. O aplicativo pode ser utilizado também por pais, responsáveis, professores e profissionais que desejem se reposicionar na carreira, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida”, disse o secretário Tomás.
O SouTec já pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativos e auxiliará os estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio na escolha do futuro profissional. O app possui questões que avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho e, após a análise desses dados, apresenta um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil profissional do estudante.
Na ferramenta, ainda é possível personalizar as buscas utilizando critérios como a localização em que o curso é ofertado, de acordo com a distância do local informado pelo usuário. Durante o acesso, que pode ser realizado mesmo sem conexão com a internet, é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.
SouTec
Com o aplicativo, ao realizar o teste, o estudante responderá 72 questões que avaliam suas preferências. Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez. O estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o seu perfil profissional.
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde