Tomada como uma agenda prioritária do governo brasileiro, a Transformação Digital é uma tendência global que busca otimizar e simplificar a relação entre governo e cidadão, tornando a gestão pública ainda mais eficiente.
Investir em ações de Transformação Digital no setor público significa colocar foco em oferecer aos cidadãos e empresas serviços públicos de qualidade com maior eficiência de tempo e recursos.
Assim, dentro das ações pactuadas no Plano de Transformação Digital do MEC, foi acordado o desafio de integrar o e-MEC (plataforma estruturante de regulação do ensino superior) ao Portal Gov.br, permitindo que a autenticação para entrada no sistema fosse integrada à autenticação única do Governo Digital, além de possibilitar, ao finalizar a sua solicitação, que o cidadão possa efetuar a avaliação do serviço utilizado.
Com isso, 24 serviços foram integrados à Plataforma Gov.br. Em termos de volume e impacto, no monitoramento do plano, trata-se da maior quantidade de serviços em uma única entrega, correspondendo a quase 10% das ações do plano vigente.
Dentre os serviços ofertados, por meio da plataforma e-MEC, destacam-se:
– solicitação da autorização de cursos de graduação presencial ou à distância;
– solicitação de credenciamento de Centro Universitário;
– solicitação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e à distância;
– recredenciamentos de instituições;
– além de diversos outros serviços que permeiam toda a regulação do Ensino Superior do país.
Mediante o contato com o público, que acessa os serviços na Plataforma Gov.br, e obtendo-se as respectivas avaliações, são inúmeras as possibilidades de melhorias nos serviços ofertados para a Regulação e Supervisão do Ensino Superior brasileiro.
Além da integração realizada, os 24 serviços estão cadastrados na Plataforma Gov.br no portal de serviços do Governo Federal.
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
About The Author
Veja também
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior
-
Ensino superior a distância dispara no Brasil, mas há desafios para garantir a qualidade
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado