Mais de cem mil profissionais de educação capacitados

Iniciados há pouco mais de um ano, os cursos virtuais criados para qualificar profissionais da educação no uso de ferramentas on-line em sala de aula já capacitaram 133 mil pessoas em todo o País. A formação é resultado de parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Totalmente virtuais, as aulas começaram em novembro de 2020 e atendem professores, alunos de licenciaturas e outros profissionais que atuam na educação básica. Os participantes aprendem a produzir os próprios materiais audiovisuais e aperfeiçoam as práticas das aulas presenciais e a distância. “Essa capacitação leva em conta que a maioria dos professores, em sua formação inicial, não teve contato com essas tecnologias”, destaca Danielle Fernandes, coordenadora Pedagógica do Setor de Design Educacional da UemaNet.

Esses cursos possibilitaram aos professores a inserção de tecnologias interativas em suas práticas. “Isso propicia melhores condições de ensino e aprendizagem aos envolvidos no processo educativo”, explica Ilka Serra, coordenadora da UemaNet, núcleo de tecnologias da universidade responsável por elaborar o material didático e desenvolver a formação.

As disciplinas envolvem formação para a docência digital em rede, psicologia da educação, desenho didático para o ensino on-line, produção de videoaulas, mediação em educação a distância (EAD) e multimeios em educação. O cenário de pandemia, provocado pela COVID-19, impediu a realização das aulas em ambiente presencial. “Por isso, as formações foram ofertadas por meio de cursos abertos numa plataforma digital, denominada Eskada, criada pela própria Uema”, comenta Ilka.

Para a coordenadora da UemaNet, a parceria com a CAPES vai ao encontro das exigências da formação de profissionais na atualidade. “O ensino virtual surge como mais um aliado dos professores, pois ele oportuniza o desenvolvimento das habilidades essenciais para o uso dos recursos digitais. A Uema e a CAPES não mediram esforços para contribuir para a formação inicial e continuada desses professores”, ressalta. As inscrições ao curso continuam abertas e podem ser feitas pelo link:

https://eskadauema.com/theme/olm/catalog.php?category=21

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO