Mais de 47 mil candidatos ao Enem 2020 solicitaram atendimento especializado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou que recebeu quase 55 mil solicitações de atendimento especializado para as provas do Enem 2020 impresso. Desse total, 47.847 participantes tiveram o pedido aprovado. Este ano, 508 pedidos de atendimento pelo nome social nas provas foram atendidos. Os atendimentos especializados são garantidos pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep a participantes que solicitaram os recursos na inscrição.

O exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021- versão impressa, e dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 – versão digital. Todas as necessidades adicionais para fazer as provas agora são consideradas como atendimento especializado, que inclui gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar e/ou com outras condições específicas. Candidatos com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular que tiveram o pedido aprovado neste ano passarão a contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador.

Nesta edição, o Inep disponibilizou 101 mil vagas para realização do exame na versão digital. A modalidade é oferecida em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos em edital, com número respectivo de vagas. Apenas os alunos concluintes do ensino médio ou que já terminaram a etapa e não precisam de recurso de acessibilidade puderam se inscrever para fazer as provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal. O Inep, prevê a consolidação desse modelo até o ano de 2026, com aplicação totalmente digital para todos os participantes.

O Enem 2020 chegou a quase 5,8 milhões de inscritos. O número é 13,5% maior do que o ano anterior, que teve o menor número de candidatos registrados.

Referência: Anup com informações do Inep.Compartilhe

Fonte: ANUP