Maioria dos alunos faz Enem para ter desconto em faculdade particular, aponta consultoria

No Norte e Nordeste, 66,4% dos entrevistados realizaram o exame para obter bolsa ou desconto — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasil

Levantamento realizado com cerca de 800 alunos mostra que 58,6% fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter desconto em mensalidade de faculdades privadas. Os dados são de levantamento realizado pela consultoria Educa Insights com estudantes, que em sua maioria vem de escola pública e almejam uma faculdade privada.

“A prática de conceder desconto conforme a nota do Enem é bastante disseminada no setor. Quanto maior a pontuação no Enem, maior o desconto”, disse Daniel Infante, diretor da Educa Insights.

A argumentação dos grupos educacionais para essa estratégia é que alunos com melhor desempenho no Enem, normalmente, têm uma performance acadêmica melhor e, consequentemente, evadem menos.

Há faculdades que prometem desconto de 100%, mas esse benefício em geral é válido para aqueles que obtêm nota superior a 750. Com essa pontuação o aluno consegue ir para uma universidade pública.

Ainda de acordo com o levantamento da consultoria, 13,2% dos alunos usam a nota do exame para conseguir bolsa no Prouni e 10,2% para ter financiamento estudantil (Fies). Uma parcela de 12,9% disse que o Enem é uma forma de testar conhecimentos e apenas 5% falaram que é um caminho natural após concluir o ensino médio.

No Norte e Nordeste, 66,4% dos entrevistados realizaram o exame para obter bolsa ou desconto. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, esse percentual é de 54,5%.

Considerando a modalidade de ensino, quase 80% dos interessados em estudar em cursos a distância buscam o Enem para ter a contrapartida do desconto. Na graduação presencial, 54% buscaram o exame com essa finalidade.

Na última edição do Enem, 2,7 milhões de alunos realizaram a prova, o equivalente a 68% do total de inscritos — média semelhante ao do ano anterior. Desse volume, 837,6 mil são da rede pública de ensino.

Fonte da Notícia: VALOR GLOBO