Lula quer formar mais médicos e engenheiros em vez de adogados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta 5ª feira (19.jan.2023) que o país forme mais médicos e engenheiros em vez de advogados. Ele deu a declaração em reunião com reitores de universidades e institutos federais.

“Quais os cursos que são mais importantes para um país e que um país mais precisa? A gente não pode só formar advogado quando a gente precisa de médico”, declarou o presidente da República.

“Não tenho nada contra, mas o Brasil não pode ser o país que mais tem universidade para formar advogado. Nós precisamos formar outras pessoas. Nós precisamos investir mais em engenharia”, declarou o petista.

Segundo Lula, a falta de profissionais médicos não seria um problema em regiões abastadas de São Paulo, mas essa carência afetaria o resto do país.

“Pode ter médico demais na Avenida Atlântica, na Avenida Paulista, mas na maioria das cidades deste país a gente tem carência de médico”, disse o presidente.

Ele frisou a necessidade de diversificar as formações no ensino superior. “A gente não pode só formar médico quando a gente precisa de enfermeiro. A gente não pode formar só enfermeiro quando a gente precisa de anestesista.”.

Lula também citou outras áreas em que avalia haver deficit de profissionais qualificados para suprir a demanda do país e relembrou ter passado pelo mesmo problema em mandatos anteriores.

“Eu lembro que quando nós começamos a fazer a ferrovia Transnordestina, a gente não encontrava mais no Brasil engenheiro ferroviário. Lembro que quando começamos a recuperar a indústria naval, não tinha mais ninguém na engenharia naval”, recordou o presidente.

“É preciso que a gente tente aprimorar para combinar a necessidade e o desejo de a pessoa estudar com a necessidade que o país e a sociedade tem das pessoas que precisamos e queremos qualificar”, declarou o petista.

Acompanham o presidente da República na reunião 4 ministros:

  • Rui Costa (PT) – Casa Civil;
  • Camilo Santana (PT) – Educação;
  • Márcio Macêdo (PT) – Secretaria Geral;
  • Luciana Santos (PC do B) – Ciência e Tecnologia.

O encontro reuniu representantes de 106 instituições, incluindo a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Leia neste link (51 KB) a lista de instituições representadas no encontro.

Fonte da Notícia: PODER360