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Inteligência de mercado e cogestão impulsionam captação de alunos

Start up atesta eficácia com dados: investimento em gestão de alta perfomance gera aumento de 105,1% nas matrículas das IES em 2021

Quando se fala em inteligência de dados na educação, costuma-se focar nos processos de ensino-aprendizagem. Contudo, esta é apenas uma das formas de se aplicar data driven na educação. Outra, é a inteligência de dados voltada para a captação de alunos.

Ao utilizar a análise de dados na captação de alunos, a instituição passa a atuar de forma mais estratégica, encontrando o aluno ideal, estabelecendo um relacionamento com ele, gerando engajamento muito antes do momento da matrícula e bater suas metas.

Essa estratégia permite atuar de forma proativa, alimentando uma base de potenciais alunos com bastante antecedência. Assim, na abertura de processos seletivos, o esforço para atrair, engajar e converter estudantes se torna muito mais simples e menos oneroso.

Empresas especializadas em gestão de alta performance, como a Crátilo Educacional, provam com dados a importância de se utilizar o poder da análise de dados na educação.

A força da gestão de alta performance

Ter uma gestão de alta performance focada em otimizar os processos de atração, conversão e retenção de alunos já se provaram muito vantajosos para as instituições de ensino.

Em comparação a 2020, a Crátilo Educacional gerou um crescimento de 105,1% nas matrículas das instituições assistidas pela equipe de executivos e uma redução de 14,53% nos investimentos de mídia – mesmo com o cenário externo desfavorável de pandemia.

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Regionalmente, os resultados se provaram ainda mais animadores. No Centro-Oeste, houve um crescimento de 320% no número total de matrículas; no Sudeste, 200%. Já no Nordeste, 39,65% e no Sul do país um incremento de 22,83%.

Isso se traduz em maior potencial de expansão das marcas parceiras, sem aumentar os custos de captação de alunos. Para o CEO e fundador da Crátilo, Prof. Dr. Bruno A. A. Barreto, a profissionalização da instituição na captação de alunos é a grande responsável por esse aumento de resultados.

“No cenário atual, as instituições que têm obtido bons resultados em número de ingressantes, são aquelas que compreenderam a necessidade de profissionalizar o processo de captação: investindo em inteligência de mercado, tecnologias e recursos humanos competentes, alinhados às melhores práticas do setor. Para muitas instituições, a Crátilo representa essa profissionalização, a instituição poderá contar com nossos executivos dedicados na gestão da sua captação e/ou terceirizar a mesma, mantendo o acompanhamento periódico e tomada de decisões.”

Bruno Barreto, CEO e fundador da Crátilo Educacional
Bruno Barreto, CEO da Crátilo Educacional

Essa profissionalização possui três pilares: inteligência de mercado, tecnologias e pessoas. Quanto esses três elementos se somam de maneira inteligente, integrada e planejada, é possível alcançar uma performance acima da média de mercado, oferecendo aos futuros alunos soluções alinhadas com o que há de mais atual em educação.

Na Crátilo, isso se torna possível por meio da cogestão, isto é, com executivos dedicados na operação, desde o planejamento até sua execução. A atuação da equipe é personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente, gerando melhoria da performance e dos resultados entregues.

Os executivos interagem diretamente com as diversas áreas da instituição na busca de soluções, o que traz mais confiança ao processo.

Tudo começa no planejamento estratégico

Embora se possa ir muito mais longe com tecnologias, inteligência de dados e pessoas, a verdade é que se o planejamento estratégico da instituição é falho, corre-se o risco de escalar grandes problemas também.

Por isso, é de extrema importância que se tenha um planejamento estratégico bem definido, igualmente pautado em análise de dados, tanto internos quanto externos.

Para a CMO (Chief Marketing Officer) da Crátilo Educacional, Gidel Deungaro, o planejamento estratégico deve começar com um conhecimento aprofundado do público que a instituição quer impactar. Com essa análise em mãos, é possível traçar estratégias de marketing mais assertivas e alinhadas com as metas do negócio.

Um planejamento estratégico bem definido, focado na demanda de mercado e no conhecimento do público em potencial, vai auxiliar na elaboração e realização de ações ideais para o atingimento de meta com otimização dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos. A equipe de executivos da Crátilo atua como um braço da Instituição para uma melhor coordenação das ações de comunicação, marketing e vendas e  ajuda todo o time a enxergar suas funções, deveres, prazos, entregas e, principalmente, quais são os resultados esperados e como melhor atingi-los.

Gidel Deungaro, CMO da Crátilo Educacional

O planejamento estratégico começa com pesquisas de mercado, que dão base para tomadas de decisões. Por exemplo, para prospectar uma meta do intake, não é apenas o histórico da instituição que é avaliado.

Como o mercado está no momento e quais são os riscos e oportunidades de cada cenário também faz parte dessa análise, o que promove um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade da Instituição.

Essas pesquisas são um norte para todas as ações, porque é possível ver nelas como o público está consumindo, qual a média de investimento que esse público tem para a educação, quanto custa a mensalidades das instituições da região, entre outros dados que permitem um planejamento estratégico totalmente alinhado às metas da IES.

O segredo está na missão

Os parceiros da Crátilo Educacional também reconhecem o valor do uso da inteligência de dados na educação.

Renan Honaiser, diretor-geral da Unibalsas, por exemplo, percebeu que mais do que o uso de dados, o alinhamento com a missão da instituição permitiu que a parceria com a Crátilo rendesse bons resultados sem perder de vista aquilo que é mais importante: levar o conhecimento até quem precisa e o está buscando.

“A Crátilo tem contribuído muito no planejamento, na execução e no controle do que foi planejado. Ajuda-nos a conhecer melhor o contexto em que atuamos, sem perder de vista o geral da nossa área de atuação.  É mais do que uma consultoria, eles entram nas nuances da IES e, com responsabilidade, respeito à nossa missão e muita inovação, vão travando conosco os desafios educacionais. Em especial, destaco a equipe multidisciplinar e participativa que a Crátilo possui. São profissionais com grande expertise de mercado, soluções práticas e foco nos resultados.  Desde o levantamento dos dados, passando pela análise, regionalização, planejamento e execução, trouxe um grande avanço nos nossos resultados, reafirmando nossa identidade.”

Renan Honaiser, Diretor-geral da Unibalsas

Já para Roberta Mardegam, Diretora da RRA Educacional, a parceria com a Crátilo tem sido uma experiência de aprendizado sobre planejamento, organização e gestão, o que permite à instituição otimizar recursos e estratégias para atingir cada vez mais resultados.

“Trabalhar com a Crátilo tem sido uma experiência de bastante aprendizado para toda a equipe. Desde o início, o que mais nos chama atenção é a organização e planejamento, desde a mais simples reunião ou tarefa, até o investimento mais arrojado. Com um acompanhamento sistemático por responsáveis específicos de cada área, tudo é reavaliado, ajustado e reprogramado. Isso traz segurança e confiança de que os objetivos traçados serão alcançados com sucesso. E, apesar deste planejamento prévio, a disponibilidade de ajuda e escuta para além dos momentos já programados, são essenciais para que as coisas realmente fluam. Temos certeza que foi uma decisão muito assertiva escolher esta parceria.”

Roberta Mardegam, diretora da RRA Educacional

FONTE: REVISTA ENSINO SUPERIOR

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