O impacto e as consequências da pandemia de COVID-19 nos processos da avaliação externa in loco da educação superior foram temas de videoconferência realizada nesta sexta-feira, 5 de junho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES) da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), articulou o encontro com as entidades representativas das instituições para debater as ações durante e pós-pandemia. A reunião ocorreu com 14 associações, distribuídas em dois turnos, com o objetivo de assegurar a manifestação de todos os participantes.
A iniciativa para o diálogo partiu do presidente do Inep, Alexandre Lopes, o qual explicou que a motivação da reunião era conhecer as preocupações das instituições de ensino diante da conjuntura atual. “O Inep quer ouvir as expectativas das instituições para os próximos semestres e, com estes dados, buscar soluções compartilhadas para minimizar os efeitos da pandemia nas atividades conjuntas”, declarou Lopes, durante a abertura dos trabalhos. O presidente acrescentou que o diálogo vai permitir um planejamento por parte das equipes do instituto, no sentido de construir um caminho para superar os desafios da fase atual.
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) apresentou alguns diagnósticos de retomada de atividades letivas. Cerca de 75% das instituições representadas pela ABMES retomaram as atividades letivas de forma remota em diferentes momentos após a decretação da pandemia. “A realidade das instituições é muito distinta, com questões de inclusão digital ainda não atendidas”, destacou Max Damas, que assessora a presidência da ABMES.
A reunião realizada hoje servirá para a Daes compreender a situação vivenciada pelas instituições de educação superior durante a crise sanitária e suas perspectivas pós-pandemia. “Vamos fazer um compartilhamento contínuo das agendas de cooperação para produzir os resultados esperados”, explicou o diretor de Avaliação da Educação Superior, Moaci Carneiro.
Entidades
Participaram da reunião, além da ABMES, representantes da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FÓRUM), do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg) e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de Rio de Janeiro (Semerj).
O Inep é o responsável pela operacionalização das avaliações externas de cursos e instituições de educação superior e pelo desempenho dos estudantes de ensino superior, de acordo com a lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Fonte: ABMES