INEP PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CADASTRO DE CERTIFICADORES

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 30 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 77, de 28 de setembro de 2020, que prorroga as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) até 13 de outubro. O prazo estabelecido em edital anterior expirava nesta terça-feira, 29 de setembro. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço certificadores.inep.gov.br.

Para se inscrever, o candidato deve atender requisitos, como ser servidor público (efetivo e em exercício) do Poder Executivo Federal ou ser docente (em exercício) das redes públicas de ensino estaduais e municipais, além de estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019. Os interessados também devem ter formação mínima em ensino médio e não podem estar inscritos como participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Também não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2020. Para realizar a inscrição na RNC, é necessário possuir smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel.

Os colaboradores convocados deverão participar de uma capacitação a distância promovida pelo Inep para divulgação de normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC. A divulgação da relação de candidatos convocados para o curso deve ocorrer até 30 de outubro, de acordo com o edital. Os colaboradores serão considerados aptos somente após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso de capacitação, com no mínimo 70% de aproveitamento.

Entre outras atribuições, os integrantes da RNC são responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem. Os certificadores também devem registrar, em sistema eletrônico, as informações coletadas e informar ao Inep possíveis inconsistências identificadas. A atividade desenvolvida pelo certificador terá o valor de R$ 342 por dia. O Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

O edital que subsidia o processo seletivo para a RNC estabelece, ainda, que os certificadores precisam portar, obrigatoriamente, nos dias de atuação, álcool em gel, além de usar máscaras para proteção contra a COVID-19. Será proibida a entrada do certificador no local de aplicação sem a máscara de proteção facial.

Veja a matéria original

Fonte: ABMES