INEP ALTERA FORMA DE DIVULGAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR REFERENTES A 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez melhorias na forma de divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação referentes a 2016, que serão divulgados este ano. Uma das principais novidades é que o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), antes um componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), passa a ser um indicador de qualidade. Assim, o IDD será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), e-MEC e portal do Inep como os demais indicadores: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Com o objetivo de facilitar a compreensão da comunidade em geral, o Inep disponibilizou, em seu portal, quatro Notas Técnicas que apresentam a metodologia do cálculo dos indicadores que será utilizada na edição 2016. Para facilitar a compreensão da comunidade em geral, a estrutura das notas técnicas contempla agora duas novas seções. A primeira enumera, de maneira mais objetiva, as informações utilizadas para o cálculo de cada indicador. A segunda apresenta as condições necessárias para que um curso ou uma instituição de ensino superior tenha o indicador calculado e divulgado.

Divulgação em etapas – Outra novidade é que o processo de divulgação dos indicadores, a partir da edição 2016, passa a ser dividido em duas etapas. O objetivo dessa divisão é conceder acesso de tais resultados à sociedade de maneira mais célere, conforme as bases de dados necessárias a cada cálculo se tornam disponíveis. Assim, o Conceito Enade e o IDD tem divulgação prevista para agosto de 2017, em conjunto com o Boletim de Desempenho Individual no Enade e os relatórios síntese de área. Já o CPC e o IGC tem divulgação prevista para novembro de 2017.

Os indicadores serão calculados para os cursos participantes do Enade 2016, que envolveu as áreas de Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tec. em Agronegócio; Tec. em Estética e Cosmética; Tec. em Gestão Hospitalar e Tec. em Gestão Ambiental.

 

Fonte: ABMES