GRUPO TIRADENTES CHEGA AOS 59 ANOS COMO UM GIGANTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

De um modesto colégio, na capital do menor estado brasileiro, a um dos maiores complexos  educacionais da América Latina. Esta é a trajetória do Grupo Tiradentes, o 11º maior  conglomerado de instituições de ensino superior privadas do Brasil. Erguido pelo visionário  Jouberto Uchôa de Mendonça, um professor nordestino que iniciou a carreira profissional  como tecelão e entrou no ramo da educação como vigilante de escola, o GT chega aos 59  anos neste mês de abril e não para de crescer, sempre investindo em Ensino, Pesquisa,  Extensão, Internacionalização, Inovação e Tecnologia.

Em 1962, o professor Uchôa fundou o Colégio Tiradentes, na Rua Laranjeiras, Centro de  Aracaju (SE). Hoje, após quase seis décadas, as suas aspirações contribuem para a  transformação da vida de milhares de pessoas, por meio da educação superior. São milhares  de brasileiros formados ou em formação nos cursos tecnológicos, de graduação,  especialização, mestrado e doutorado espalhados por cinco instituições e 24 polos de  educação a distância, presença marcante em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do  Norte e Bahia.

O foco do projeto educacional do Grupo Tiradentes é o desenvolvimento do Nordeste, mas a  Universidade Tiradentes (Unit), a Faculdade São Luís de França (FSLF), a Editora Tiradentes,  o Tiradentes Innovation Center e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), em Sergipe; o  Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas); o Centro Universitário Tiradentes (Unit  Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco,  formam profissionais qualificados para enfrentar os desafios do mundo globalizado. Hoje, o  grupo também tem cooperação acadêmica e científica com mais de 70 instituições de ensino

superior e de pesquisa em países como os Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Portugal,  Espanha, Polônia, Letônia, África do Sul, Argentina, México, Colômbia, Peru, Chile e Letônia.

“Como o pioneirismo é uma das marcas do Grupo Tiradentes, chegamos à frente entre as  instituições particulares brasileiras, a criar um núcleo de estudos e intercâmbio acadêmico  em Boston (EUA), maior centro científico das Américas e um dos maiores do planeta. O  Tiradentes Institute foi implantado há três anos graças a uma parceria com a Universidade de  Massachusetts (UMass Boston) e se consolida como um espaço importante de  desenvolvimento de pesquisas, incentivo à mobilidade estudantil e produção de  conhecimento. Transformar vidas por meio da educação de qualidade é o que nos move”,  destaca o professor Jouberto Uchôa.

Esta visão empreendedora e social do fundador resulta em investimentos de grande porte na  capacitação e qualificação dos docentes, Internacionalização, Tecnologia e Inovação. O  campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, recebeu um importante ambiente  para a difusão da cultura empreendedora e da inovação, fomento ao desenvolvimento  tecnológico, de pesquisa, ecossistemas e startups voltadas à Ciência e à Educação – O  Tiradentes Innovation Center – criado em 2019, com espaços de lab maker, criatividade,  centro de empregabilidade e de idiomas, entre outros espaços com equipamentos de última  geração.

O Grupo Tiradentes também desenvolveu uma parceria com o Google para a utilização do  Google for Education, a maior plataforma educacional que engloba diversas ferramentas para  escolas, faculdades e universidades. A plataforma GSuite foi adotada em 2016, ofertando  suporte especial ao Programa Permanente de Capacitação de Professores,  instrumentalizando-os para o uso pedagógico de Tecnologias de Informação e Comunicação  (TICs). O trabalho é tão coeso que em 2018 a Unit Sergipe foi a primeira instituição de ensino  superior no mundo reconhecida como Universidade de Referência do Google for Education.

Qualidade acadêmica
Com foco no futuro, o Grupo Tiradentes alia todos os investimentos a um projeto educacional  de vanguarda. “Nosso modelo pedagógico é diferenciado, focado em formar cidadãos e  profissionais capazes de solucionar problemas, atentos aos desafios da atualidade e prontos  para trabalhar com a diversidade ao atuar com segurança e determinação no mundo do  trabalho, seja na condição de autônomo, profissional liberal, empreendedor, ou colaborador  de uma empresa”, afirma o vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor  Temisson José dos Santos.

Este perfil educacional fez com que todas as instituições de ensino superior do Grupo  Tiradentes fossem avaliadas pelo Ministério da Educação com Índice Geral de Cursos (IGC)

4, numa escala de 1 a 5. O modelo acadêmico se reinventa constantemente para que a  metodologia “mão na massa” possa continuar fazendo a diferença e aproximando os  estudantes do mercado de trabalho.

Como responsáveis por conduzir o processo de ensino-aprendizagem, os professores  passam por formação permanente e a instituição dispõe de um sistema de acompanhamento  e gestão de aprendizagem capaz de medir o desenvolvimento do estudante, como, também,  de verificar se o currículo está sendo desenhado e implementado de maneira adequada.

“O Modelo Acadêmico Tiradentes tem como princípio assegurar a formação de cidadãos  globais e socialmente responsáveis, competentes para a tomada de decisões e resolução de  problemas, para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Cidadãos com  habilidades de liderança, criatividade e aprendizado contínuo. Além disso, não tem como falar  de futuro do ensino superior sem fazer a ponte com a empregabilidade. No Grupo Tiradentes,  a cada 10 alunos, sete já estão no mercado. Além da formação técnica, a educação superior  do futuro deve focar, também, nas habilidades e competências para que esses estudantes  façam a diferença no mercado de trabalho ainda estando dentro da universidade”, comenta  o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Kliemaschewsk Marinho.

Pesquisa
O Grupo Tiradentes também é uma referência nacional de qualidade quando o assunto é  Pesquisa. Suas unidades em Sergipe e Alagoas mantém seis programas de pós-graduação  stricto sensu, todos bem avaliados pela Capes (quatro com conceito 5 e dois com conceito  4, sendo que a nota máxima é 7). Todos os programas dispõem de cursos de mestrado e  doutorado e o grupo também oferece um doutorado em rede, o Renorbio. Esses programas  mantém um elevado percentual de bolsistas de produtividade do CNPq em seu corpo docente  permanente e contemplam as áreas de Direito; Educação; Saúde e Ambiente; Engenharia de  Processos; Biotecnologia Industrial; e Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas. 

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa é outra contribuição significativa para o desenvolvimento  da Ciência, Tecnologia e Inovação na região Nordeste. Criado pelo Grupo Tiradentes em  1998, o ITP lidera o ranking brasileiro de depositantes de patentes, entre as instituições  privadas de pesquisa – produtividade reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade  Intelectual (INPI). Atualmente, o instituto possui 133 patentes depositadas junto a órgãos  nacionais e internacionais, além de registro de software e de marcas. 

“O ITP e a empresa farmacêutica Hebron foram os responsáveis pela criação do Ziclague,  primeiro medicamento fitoterápico genuinamente nordestino, além de outros produtos  inovadores”, exemplifica o presidente do Instituto, Diego Menezes.

Além do parque tecnológico moderno, o ITP conta com um corpo de pesquisadores de alto  nível e ampla inserção internacional, qualificados para promover o desenvolvimento científico  inovador e sustentável. É um dos principais institutos de Pesquisa, Tecnologia e Inovação do  país, referência tecnológica na área de Petróleo e Gás, bem como na prestação de serviços de análises ambientais. Seus laboratórios são acreditados pela Coordenação Geral de  Acreditação do Inmetro na norma NBR ISO/ IEC 17025/2017.

FONTE: ABMES