GOVERNO SINALIZA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS COM O FIES PARA DEVEDORES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa de financiamento estudantil do Brasil. O mesmo é feito para ajudar estudantes de baixa renda a ingressarem instituições de ensino superior particulares. Isso sem que eles tenham que se preocupar em pagar a mensalidade, durante o período das aulas, ou pelo qual for estabelecido no contrato.

Lembrando que o projeto é inteiramente desenhado pelo Ministério da Educação, e destinado apenas para faculdades privadas. Recentemente, o Governo estuda uma renegociação para todos os que estão devendo no programa, e que desejam voltar ou continuar a estudar. Neste artigo, falaremos mais a respeito.

Renegociações de dívidas no FIES?
Ainda nesta terça-feira (1º de junho), o ministro da economia, Paulo Guedes, veio a público para falar um pouco mais a respeito do que estava sendo discutido, sobre o FIES. Segundo o mesmo, o Governo Federal está buscando promover um programa de “alívio” aos devedores deste projeto.

Semelhante ao que já é feito com empresas e suas respectivas transações tributárias. Isso seria para que novos contratos não fossem cancelados, e que os antigos pudessem ser retomados. Principalmente por conta da pandemia do COVID-19, que tem afetado a diversas famílias. E assim, os estudantes poderiam voltar às salas de aula.

Calendário do programa
Agora que você já sabe que o governo está buscando perdoar muitas dívidas referentes ao FIES, por que não obter mais informações a respeito do calendário do mesmo? Abaixo separamos estes dados para você, que quer saber mais sobre. Confira:

  1. Primeiramente, o período para se inscrever vai de 27 a 30 de julho, apenas
  2. Posteriormente, para quem foi pré-selecionado, será necessário comparecer em uma chamada única em 3 de agosto
  3. Então, nos dias 4 a 6 de agosto é quando acontecerão a complementação das inscrições, de quem foi pré-selecionado na chamada única
  4. De 4 a 31 de agosto é quando acontecerá a convocação de quem foi pré-selecionado para a lista de espera do programa
  5. Seguindo o calendário do FIES, as datas de 8 a 10 de setembro valem para o período de inscrições nos quais candidatos matriculado e não matriculados possam se cadastrar no programa
  6. E por fim, para encerrar esta lista, temos os dias 27 a 29 de outubro, válidos somente para o segundo período de inscrição dos candidatos matriculados

Caso você perca uma destas datas, não poderá se inscrever no programa de financiamento estudantil. Claro que existem regras e exceções para estes casos, mas, a maioria delas precisam de laudos médicos e até mesmo batalhas na justiça.

Enem no Fies
Vale a pena dizer que o FIES também aceita as notas do ENEM em seu programa. No caso, é necessário atingir a nota de corte de 450 pontos, no mínimo, e não ter zerado a redação. Dependendo de como foi seu desempenho no teste, pode até mesmo receber algumas recompensas por isso.

Como por exemplo, prioridade nas vagas, ou, dependendo do caso, até alguns bons descontos nas parcelas, por conta do seu desempenho. Lembrando que os financiamentos podem ser integrais ou parciais

Veja a matéria original

FONTE: ABMES