O Ministério da Educação reduziu o valor do financiamento para o Fies. O limite será de R$ 5 mil por mês e acabou pegando muito aluno de surpresa.
Esse valor é 30% menos do que era oferecido em 2016. O governo diz que reduzir o financiamento foi a solução para tornar o programa sustentável.
O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, lembra que já faz dois anos que o estudante não tem conseguido o financiamento integral do curso. Para ele, essa nova mudança vai diminuir ainda mais as chances de um aluno de baixa renda fazer faculdade. “O aluno tem a expectativa de que ele vai ter o financiamento de 100%, e ao ir à instituição comprovar a documentação é que ele fica sabendo qual o real percentual que ele vai ter financiado. Muitas vezes, ele não tem como arcar com essa diferença de mensalidade e acaba abandonado a vaga”, afirmou.
Fonte: ABMES
Veja também
-
Carta de Alexânia: entidades sugerem políticas públicas para o desenvolvimento da educação brasileira
-
CBESP: Em painel coordenado pela ABRAFI, especialistas discutem projetos educacionais inovadores para a formação de líderes
-
CBESP: ABRAFI promove lançamento de livros em seu stand
-
MINISTRO DA EDUCAÇÃO REFORÇA IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO DAS IES PARA MELHORAR A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS
-
CBESP: 77% dos estudantes da Educação Superior frequentam os bancos das instituições privadas, afirma Ministério da Educação